.

.
.

terça-feira, 5 de março de 2019

2020: um novo desafio se aproxima para o prefeito Dr. Tema; seu próprio grupo pode ser seu maior obstáculo


O prefeito de Tuntum, Dr. Tema, eleito por cinco vezes, um dos poucos em todo Brasil, começa a traçar o planejamento para eleger o seu terceiro indicado desde quando ingressou na política em 1992, ano que obteve sua primeira vitória. Conhecido em todo Maranhão como o homem que não conhece derrotas, ele tem se mostrado ao longo desses mais de 25 anos como absoluto, o maior de todos líderes políticos do município, também considerado como de forte expressão em todo estado por ter ocupado a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) por três vezes, e por último, na raça, enquanto poucos acreditavam, ter eleito a esposa Daniella Tema deputada estadual.
Já às sombras de 2020, o líder municipalista se encaminha para o seu 8º embate, já não mais plenamente consciente da vitória, talvez a mais duvidosa de todas suas eleições. Os motivos não é uma mudança brusca de perfil ou a falta de sua costumaz política assistencialista, principalmente na área de saúde. O seu principal entrave pode estar ligado diretamente aos personagens do grupo e ao choque ideológico existente hoje entre seus liderados, nutrindo ódio e discórdia, fato iniciado na última eleição, o que vem claramente dividindo a ala política e criando um revanchismo que pouco a pouco está corroendo e deteriorando sua estrutura.
O possível cisma, que envolve vereadores e lideranças, pode ser capaz de provocar um rompimento de grandes proporções e inviabilizar o projeto do prefeito de eleger mais um aliado e continuar sua permanência no controle político do município.
A conflituosa situação política que vive o grupo pode ser descrita como uma disputa pessoal e de obtenção de espaço e poder, ainda não freada por falta de uma intervenção direta que venha colocar a casa em ordem e seus contendores em seu devido lugar. A 'briga' vem provocando diuturnamente diversas ranhuras na face do grupo, mostrando visivelmente o seu enfraquecimento, que mesmo de forma lenta já vem provocando estragos que podem ser irreparáveis.
Os atores responsáveis pela suposta dilapidação do patrimônio político do prefeito ostentam força com cargos de confiança no centro do poder municipal, impondo regras e perseguindo aqueles que se contradizem as suas ideias, muitas delas controversas e fora do contexto de planejamento do grupo. O prefeito Tema, que parece alheio aos atos praticados por seus subalternos, terá daqui pra frente que ser austero em suas atitudes para pôr ordem na casa e conter uma deserção de muitos de seus adeptos, ainda fiéis ao seu pensamento político, contudo, a espera de uma posição enérgica para frear a sangria do descontentamento. 
Diante da emblemática situação que vive o grupo político, em razão da disputa interna de poder, a oposição vem se aproveitando do conflito e já começa a implantar seu projeto para 2020, tendo a frente o deputado Fernando Pessoa, hoje um líder diferenciado dos de outrora e muito bem aceito pela massa. Se Dr. Tema ainda têm pretensões de continuar na política do município, ele precisa urgentemente tomar uma atitude para equacionar os choques internos e a disputa de poder existente, fato que é considerado anormal, já que seu corpo administrativo tem que se limitar as atividades que são de sua competência e não criar embaraços ao ponto de lotear o capital político do grupo, promovendo lentamente seu enfraquecimento para as próximas eleições.
O epicentro do conflito ideológico pode ser claramente o excesso de poder de seus auxiliares e a liberdade dada extra função, o que vem minando propositalmente o domínio de outros aliados em suas áreas de atuação, gerando um clima tenso e sempre propício a contendas, o que pode ocasionar em sérias rupturas, com fortes possibilidades da abertura de uma grande lacuna e perda de território, algo que pode desencadear problemas maiores. 
Em todas as eleições vencidas por Dr. Tema ao longo desses anos seu grupo sempre foi coeso, unido do início ao fim. Como exemplo do que representa uma divisão, a bíblia diz: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário