quarta-feira, 30 de setembro de 2015

'GRITO DA TERRA': Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria de Agricultura Familiar asseguram o direito à terra a pequenos trabalhadores rurais de Tuntum.


A agricultura de Tuntum passa a viver um novo momento com o atual gerenciamento da política agrícola do estado que vem criando caminhos e facilidades para a aquisição, principalmente de terras aos pequenos agricultores rurais. Com a abertura da nova política na pasta de Agricultura, adormecida há anos pela insensatez do ex grupo dominante, a Agricultura Familiar ganha impulso com a criação de políticas específicas de valorização ao sofrido trabalhador rural.

Um dos exemplos similares que vem acontecendo continuamente em todo estado foi realizado hoje no município tuntuense, denominado pela satisfação dos próprios pequenos produtores de Grito da Terra, uma alusão ao antigo movimento de trabalhadores e trabalhadoras rurais que ocorre anualmente em todo o Brasil para reivindicar a posse da terra, fato distinto do que ocorreu hoje, já que o movimento foi para confirmar a aquisição dos recursos para três grandes áreas de assentamento: Centro dos Teixeiras (258 hectares), Cigana (970 hec.) e Fortaleza de Baixo (258 hec.). Cada produtor poderá receber em média R$ 60,000,00 para a aquisição de até 25 hectares.

Os recursos que são provenientes do Crédito Fundiário ainda irá beneficiar nos próximos dias o povoado São Lourenço (530 hec.), Nossa Senhora de Fátima (660 hec.), Jenipapo dos Gomes, no modelo desapropriação ( 2.600 hec.) e Tamaquinho (3.500 hec.). Os processos de aquisição e desapropriação estão sendo conduzidos pelo empenho da Secretaria de Agricultura do Município e Secretaria de Agricultura Familiar do Governo do Estado. 

O prefeito Dr. Tema na abertura do encontro que reuniu mais 300 trabalhadores rurais, propôs-se a continuar empenhado para garantir a aquisição de terras devidamente legalizadas aos pequenos e sofridos trabalhadores rurais de Tuntum. "Continuaremos com esse propósito para adquirir novas áreas de terras aos nossos pequenos trabalhadores", afirmou. De forma espontanea o prefeito enalteceu   o bom trabalho feito pela Secretaria de Agricultura, especialmente do funcionário Paulo Duarte, o Paulão. "Sinto-me honrado em ter um funcionário como você", disse.

O secretario adjunto da Secretaria de Agricultura Familiar, Chico Sales, afirmou que o governador Flávio Dino tem uma grande preocupação com o programa de aquisição de terras e que continuará com esse papel, mas que nesse momento o governo também tem como prioridade os 30 municípios mais pobres do estado com uma ação integrada envolvendo oito secretarias.

O ex-prefeito Pires Léda, representando o sindicato que é responsável, ressaltou a boa política agrícola que o prefeito Dr. Tema vem desenvolvendo, destacando também a pasta de agricultura local. O superintendente da Secretária de reordenamento Agrário, Valdiná Barros, afirmou categoricamente que 99% dos recursos de Tuntum para a aquisição de terras e custeio da Agricultura Familiar já estão assegurados. Para finalizar, Valdiná parabenizou todos os novos proprietários de terra.

Na solenidade esteve também presente o representante do Banco do Nordeste do Brasil e secretários municipais.






4 comentários:

  1. Grande trabalho do secretário de agricultura de Tuntum Antônio Durval (Dôra) que vem buscando sempre junto a Secretaria de Agricultura Familiar do Estado parcerias que resultam nesse tipo de ação!

    ResponderExcluir
  2. Grande trabalho do secretário de agricultura de Tuntum Antônio Durval (Dôra) que vem buscando sempre junto a Secretaria de Agricultura Familiar do Estado parcerias que resultam nesse tipo de ação!

    ResponderExcluir
  3. Grande trabalho do secretário de agricultura de Tuntum Antônio Durval (Dôra) que vem buscando sempre junto a Secretaria de Agricultura Familiar do Estado parcerias que resultam nesse tipo de ação!

    ResponderExcluir
  4. Nem tudo é ouro nessa história de disponibilidade de crédito fundiário. Normalmente o assentado assume uma dívida que vai persegui-lo por toda a vida, podendo transmitir-se aos herdeiros, caso não tenha sido paga até o falecimento do mutuário.

    ResponderExcluir