quinta-feira, 10 de setembro de 2015

TUNTUM: Tumulto e prisão em desfile do 7 de Setembro repercute nas redes sociais


Continua a repercutir nas redes sociais o episódio da prisão de um homem conhecido por Negão, fato ocorrido na noite de 7 de setembro, momento em que a escola Santa Gianna Beretta Molla desfilava e policiais militares acompanhavam o ato cívico.
De acordo com algumas publicações, principalmente no Facebook e nos grupos de Whats Zap, os policiais lotados na 5ª Companhia de Polícia de Tuntum teriam agido com excessos e até com truculência para abordar Negão, suspeito de está portando uma arma branca (faca), uma chave de fenda e por está visivelmente embriagado conduzindo uma motocicleta.
A repercussão tomou uma dimensão mais avantajada quando foi publicado um vídeo contendo o momento da abordagem, causando até revolta em alguns usuários das redes sociais com os policiais envolvidos na ação, fato que não causa justificativas, já que o vídeo na sua íntegra não mostra nenhum tipo excesso e nem de agressão praticada pelos policiais.

Este veículo não quer tomar parte diante do ocorrido, mas sim esclarecer ponto a ponto o que verdadeiramente aconteceu naquela noite para causar tanta repercussão em torno do assunto. Afinal, houve excessos? A polícia agrediu o suspeito no momento da abordagem? Um dos autores da tumultuada cena, o soldado Adriano, hoje detestado por uns e amado por outros, foi procurado pelo blog, quebrou o silêncio e falou sobre o caso.

Segundo sua narrativa, a guarnição encontrava-se em frente ao Espetinho da Dalva, na avenida Dr. Joacy Pinheiro, quando ele foi procurado por uma pessoa denunciando que ali no local havia um homem armado com uma faca. O soldado afirmou que cumprindo seu dever foi até o local e percebendo que era verdadeira a denúncia, pediu que o suspeito, conhecido por Negão colocasse as mãos sobre a cabeça: "Cidadão ponha as mãos na cabeça", teria dito. 
Negão não teria atendido sua determinação. O militar disse que avançou em sua cintura e percebeu que ele portava realmente uma faca e uma chave de fenda. Segundo ele, o mesmo se encontrava visivelmente embriagado em cima de uma motocicleta que estava funcionando. O soldado, ainda segundo sua versão, teria pedido que ele descesse da moto, mas em resposta o suspeito passou a proferir palavrões e até ameaçá-lo de morte. 
Temendo que ele saísse repentinamente e provocasse um acidente entre os participantes da comemoração, já que estava embriagado, Adriano disse que deu voz de prisão, para em seguida imobilizá-lo. "Ele veio na minha direção, eu o puxei pelo braço, consequentemente fazendo a imobilização", afirmou.
Prosseguindo seu relato, o soldado disse que em momento algum o suspeito foi espancado ou esmurrado. Discorreu ainda, que chegou até a convidar alguns dos familiares a irem com ele na viatura. Ele ainda acrescenta que pediu que fosse feito um exame de corpo de delito em Negão e algum exame que comprovasse sua embriaguez. Finalizando sua exposição, ele interroga: "Será que eu deveria me omitir ao ver um indivíduo em pleno desfile pondo em risco a vida dele e de outras pessoas?" 
Caso alguém deseje, o blog também se dispõe a ouvir o contraditório...      

7 comentários:

  1. Esse adriano. Pensa q e dono da lei.mais ele e apenas um funcionario deboxado.saliente q se acha u cara .acho q o curso q ele fez pra corporaçao ensinaram errado aprenda a borda um cidadao se esse negao fose meu irmao .eu iria mostrar pra ele como e bom bater .umilhar.porq q ele nao vai embarça com o orlandin q fica com o som ligado no picinão a hora q quer se e lei tem q valer pra todos

    ResponderExcluir
  2. Eu queria que esses blogueiros postassem todos os comentários que são enviados para que as pessoas soubessem da opinião da comunidade. No piscinão as pessoas que denunciam os carros de som são os mesmos que depois xingam os policiais por tomarem qualquer atitude. Eu queria ver se se amanhã os policiais resolvessem ficar no quartel, se as pessoas que vivem armados em tuntum são santos pq usam armas? Adriano deixa a população resolver questões como essas.

    ResponderExcluir
  3. Verdade o soldado Adriano é amado por uns e odiado por outros:Odiado pelos bandidos e amado pelos cidadões de bens..

    ResponderExcluir
  4. Não achei nada de excessos, simplesmente foi uma abordagem comum, na opinião do piscinão não existe mais Homem e nem menos Momem, simplesmente existe horas e momentos, acho que a Policia de tuntum esta muito bem, parabéns pela Policia de Tuntum.

    ResponderExcluir
  5. Admiro o soldado Adriano não tem camaradagem com ninguém apenas cumpre com seu trabalho conforme a lei isso é o que incomoda muitos...

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber das pessoas que acharam excesso a atitude desse policial, o seguinte: Imagine "você" no lugar desse funcionário do estado responsável pela segurança pública, onde diante de um eminente perigo para si e outrem onde um "cidadão"(desconhecido por parte do policial) portando uma faca, pilotando uma motocicleta em pleno estado de embriaguez e diante de uma multidão, qual seria a atitude mais acertada a ser tomada?
    ( )a- não iria ao local onde fora chamado do fato ocorrido;
    ( )b- iria ao local mas deixava-o ir embora na sua moto numa boa,desprezando seu estado de embriaguez e a segurança da multidão;
    ( )c- tentaria tomar a faca passando a mão na cabeça deste "cidadão"de forma bem cordial, sendo que o mesmo o xingava, não o obedecia e fazendo menção de confronto corporal, completamente fora de si;
    ( )d- ou teria exatamente a mesma atitude do policial em questão, respeitando a própria segurança e das demais que ali estavam;

    Reflitam em cima sua resposta!!!
    Obs: Pessoas de bem não tem motivos para temerem a ação policial, eu por exemplo já fui abordado inúmeras vezes por estes agentes da lei, nem por isso me incomoda tal procedimento, pelo contrario, me sinto mais seguro nas ruas de minha cidade.

    ResponderExcluir
  7. Não achei a abordagem nenhum exagero, e sim competência e cuidado com a população. Adriano está de parabéns "Nessa abordagem".
    Mais realmente o Adriano é um policial que abusa do poder em algumas situações. Enfim, O Policiamento de Tuntum teve sim sua melhoria.

    ResponderExcluir