quinta-feira, 16 de junho de 2016

CENTRO DE IMAGEM: Os resultados positivos das conquistas para Tuntum e região.



O Centro de Imagem Antonio Joaquim da Cunha está aberto há pouco mais de três meses e os resultados são dignos de comemoração para Tuntum e mais 37 municípios da região, todos pertencentes as microrregiões de São João dos Patos, Barra do Corda e Presidente Dutra, uma população estimada em mais de 500 mil habitantes. A sua abertura vem proporcionado um direito legítimo em atendimento por imagem negado por quase 10 anos, período em que o centro esteve fechado por puro descaso dos governos passados, impedindo a garantia do tratamento preventivo, principalmente contra o câncer de mama e do útero a milhares de mulheres.
Dr. Thalita Seabra fazendo exame de ultrassonografia
As estatísticas reforçam a importância e a extrema utilidade que o centro têm a toda região, sendo hoje imprescindível e irrevogável o seu atendimento diário gratuíto. Conforme informações repassadas por sua direção, o fluxo diário é expressivo e vêm correspondendo a todas as expectativas de atendimento. De acordo com Fernando Sérgio Gama, diretor do centro, o serviço de tomografia dispensa diariamente 50 exames; de mamografia são realizados 30 atendimentos; de raio-x são feitos 50 e ultrassom 32 exames, perfazendo um total de mais de 7.000 exames de imagem já feitos até agora.
 Tomografia
Em média o resultado é entregue em cinco dias, exceção somente no exame de mamografia que leva entre 12 e 15 dias em razão de sua complexidade. Toda semana, as terças-feiras, o médico radiologista inspeciona as atividades e faz o acompanhamento dos exames que exigem sua presença. Ainda são oferecidos pelo centro, custeados pela prefeitura, exames laboratoriais, sendo realizados mensalmente 2800 procedimentos em 60 tipos de exames, entre eles o de hormônio.
Diretor Fernando Gama
“A tendência do atendimento é crescer, logo porque esse mesmo atendimento é de qualidade e o tempo de resposta é rápido”, afirma Fernando Gama empolgado com o sucesso que vem sendo empreendido e a satisfação dos que são atendidos. Um desses exemplos comuns de satisfação é descrito pela lavradora Cícera Pessoa Lima, 46 anos, residente em Governador Luiz Rocha. Ela se deslocou até Tuntum para fazer uma mamografia e um raio-x. “Na cidade que eu moro não tem esses benefícios. Aqui é um ponto de referência bom, muita gente não tem dinheiro para pagar o exame e aqui é de graça, isso facilita mais”, falou com um extenso sorriso.
Pacientes na sala de espera
Para o diretor Fernando Gama o projeto de atendimento não para por aqui, segundo ele, o prefeito Dr. Tema tem pretensões de implantar outros serviços de relevância e que são comumente procurados pela população. Conforme suas informações os serviços médicos de cardiologia, endoscopia digestiva, eco e eletrocardiograma estão nos planos do prefeito para o próximo ano. “O prefeito Dr. Tema tem uma intensa preocupação com a saúde, por isso ele não quer se limitar somente a esses atendimentos que são hoje dispensados, ele quer ampliar o atendimento e oferecer futuramente novos tipos de exames”, ressaltou.
Cícera Pessoa Lima e Telma da Silva
Ainda não existem dados estatísticos concretos do número de vítimas de doenças oncológicas em Tuntum e região, mas acredita-se que os casos com esses tipos de patologias são muitos e chegam a assustar, tendo uma forte tendência de crescer, caso não haja um tratamento preventivo inicial como está sendo disponibilizado hoje pelo Centro de Imagem, principalmente para a grande parcela mais pobre e humilde da população da região. Se o centro estivesse aberto a 10 anos, quase 300 mil exames já haviam sido realizados e dezenas de mutilações teriam sido evitadas e muitas vidas salvas. O centro não tem exclusividade só ao tratamento preventivo voltado para as mulheres e os seus problemas, os homens também de igual maneira são privilegiados com os serviços de imagem oferecidos.


Raio-x
Exame de mamografia
ABRANGÊNCIA: Itaipava do Grajaú fica há 200 km de Tuntum


Um comentário:

  1. O Centro de Imagem caiu como uma luva aqui em Tuntum e região, e os funcionários do centro de Imagem estão de parabéns pela dedicação, disposição, Comprometimento e humildade, além disso os pacientes estão muito satisfeito com o atendimento digno e eficaz.

    ResponderExcluir