.

.
.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

ANÁLISE: Veja o cenário e quem pode participar da disputa pela prefeitura de Presidente Dutra em 2020


O blog do Lobão tem mantido-se vigilante quando o assunto é sucessão municipal na região do Alto Mearim e Grajaú, analisando com constância a situação política de cada município, em especial o quesito gestão, fator determinante para que se tenha uma análise mais acurada e com uma boa margem de acerto do que poderá vir acontecer no período eleitoral que já se anuncia, além de uma investigação próxima dos pretensos pré-candidatos.
A primeira análise é direcionada ao município de Presidente Dutra, área territorial mais próspera da região com um contingente eleitoral superior a 30 mil eleitores, talvez o mais independente em razão de sua estrutura econômica e do próprio mercado de trabalho que é mais promissor, além da maior concentração eleitoral se encontrar na sede, o que pode tornar o eleitorado mais crítico e consciente.
O processo eleitoral na bela Presidente Dutra já se avizinha, os partidos e os supostos pré-candidatos já se articulam para formarem a base partidária mais sólida possível. O primeiro a tomar essa atitude e a reacender o processo está sendo o prefeito Juran Carvalho (PP) que vem conquistando novos aliados para fazer frente ao futuro bloco de oposição, hoje fatiado em alguns segmentos. Carvalho, que não terá mais oportunidade de concorrer por já ter sido reeleito, tem como trunfo uma forte aliança com os principais caciques políticos, não podendo ter como base a votação obtida pelo filho Ciro Neto, eleito deputado estadual, já que o cenário vai ser outro e a batalha será muito mais aprofundada.
Ao seu favor pesa a boa organização administrativa que vem impondo, fruto, principalmente, de uma parceria direta com o governador Flávio Dino, que tem feito grandes investimentos nas áreas de saneamento, educação, segurança e urbanização, não fosse isso não haveria tanto otimismo. Mesmo com um diagnóstico positivo, o mandatário não terá uma eleição fácil, pois o lado negativo também ainda é visível, como o último incidente na área de saúde que tem criado uma certa instabilidade na gestão e repercutido de forma negativa nos quatro cantos do município, além de algumas promessas que ainda não foram cumpridas até agora.
No grande elenco do time titular do prefeito, ele tem nomes pra todos os gostos, a maioria com um nível bom de aceitação popular, entre eles destacam-se o ex-presidente da Câmara e vereador Biné Soares (PSD), o assessor especial do Governo do Estado, Ricardo Lucena, o secretário de Saúde, Aristeu Nunes, o empresário Paulo Sérgio Falcão, que mesmo tendo antecipado sua desistência como pré-candidato, ainda é um nome cogitado, e outros que ainda permanecem no anonimato do próprio prefeito.

Sem uma liderança titular que venha a capitanear a grande naus, a oposição segue meio a deriva á espera de alguém que venha a assumir o seu comando e, pelo menos, conduzir os demais na rota certa. Enquanto essa posição não é tomada, o grupo segue dividido e volúvel aos assédios de Juran, que no momento não mede esforços para torná-lo mais fragilizado conquistando adesões. Mas se formos reunir as peças do tabuleiro, sem sobra de dúvidas, o time ainda é forte e pode até virar a mesa, dependendo da predisposição de todos se unirem com um objetivo comum.
Ainda não há informações concretas de que já houve as primeiras conversas na equipe de oposição, mas nomes fortes é o que não falta, entre eles podemos destacar Raimundinho da Audiolar, nada mais do que o maior empresário da região. De acordo com fontes próximas, o empresário toparia sair novamente como candidato, mas desde que todo grupo esteja coeso em torno de seu nome. Quem também está sendo fortemente cogitado é o também empresário Aírton Nutrilar. Seu nome tem sido aventado em todas rodas de conversas da cidade como uma solução viável para enfrentar o candidato da situação.
Zezinho da Construtorres é outro forte nome que pode também ser apresentado como candidato. Ao seu favor, Zezinho tem boas amizades e um bom relacionamento social. Dr. Orlando Pinto é outro que comumente é lembrado quando se trata de candidatura a prefeito. Orlando tem muitos serviços prestados em sua área e é bem quisto. Gonzaga da Tavares é outro empresário que poderá ter seu nome a disposição. Com forte trânsito nos bastidores da política local, ele surge também como uma boa opção.  Como solução caseira, caso os demais não cheguem a um consenso, o grupo poderá lançar o vereador Aldeglan Fernandes, hoje o edil mais atuante da Câmara e que tem a simpatia de todos, inclusive da classe menos favorecida.
Se todo esse grupo supra citado, além da ex-prefeita Irene Soares, que ainda tem grande lastro político, somar forças contra o grupo do prefeito Juran Carvalho, não há a menor dúvida que Presidente Dutra terá a eleição mais competida das últimas décadas. Agora é esperar pra conferir, façam suas apostas!  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário