.

.
.

terça-feira, 2 de abril de 2019

TRANSPORTE DE CARNE: Prefeitura de Tuntum disponibilizará caminhão câmara fria para o transporte de carne


O que parecia um problema no abate e transporte de carne bovina para Tuntum depois que Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) negou a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), já não existe mais, o prefeito Dr. Tema se comprometeu em alugar ou comprar um caminhão câmara fria para fazer o transporte com maior qualidade dos animais abatidos em Presidente Dutra, já que Tuntum, assim como muitas cidades da região não dispõe de um matadouro público, isso por não ser uma obrigatoriedade, pois comumente a iniciativa vem do setor privado.

A decisão foi tomada nesse último domingo (31) em uma reunião entre a deputada Daniella Tema, Maurício Seabra, secretário de finanças, juntamente com magarefes e açougueiros, profissionais diretamente interessados pelo fim do impasse. Na reunião, os dois representantes do governo municipal ratificaram a decisão do prefeito em fazer a aquisição do caminhão câmara fria para fazer o transporte da carne, decisão que agradou a todos e pôs fim ao pequeno conflito que estava tirando o sono da classe trabalhadora depois da decisão do escritório da Aged local.

Em conformidade com as informações colhidas pelo blog do Lobão, o embaraço ocorreu após a AGED de Tuntum cumprir determinação, embasada em lei, de não emitir a GTA em razão dos abatedouros de Presidente Dutra, local onde os animais para consumo são abatidos, não terem registro de Serviço de Inspeção Estadual (SIE), impedindo, assim, que o animal abatido fosse comercializado e transportado para outro município. No acordo selado com o órgão estadual, a Prefeitura se comprometeu em fazer a aquisição do veículo apropriado para fazer o transporte da carne em até 30 dias. Nesse período a Aged voltará a expedir normalmente a Guia de Transporte Animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário