.

.
.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Pesquisa Escutec aponta liderança absoluta de Edson do Totonho em São Domingos do Maranhão


O empresário Edson do Totonho (DEM) lidera as intenções de voto como pré-candidato a prefeito de São Domingos do Maranhão, segundo pesquisa do Instituto Escutec realizada nesse mês de dezembro. Conforme os dados pesquisados de forma estimulada, que é quando o nome do candidato é citado na pesquisa, o empresário venceria seus opositores em todos os cenários, aparecendo com uma margem de aceitação popular bem maior do que os demais.
A pesquisa foi realizada tendo por base um possível confronto direto entre o prefeito Zé da Folha (MDB) e os pré-candidatos Edison do Totonho, Cleber Tratorzão (PP) e Patrícia Lucena. Zé da Folha perderia a eleição para os dois primeiros, mas o empresário Edson se sobressai melhor do que Tratorzão, obtendo em um eventual confronto 20 pontos de vantagem sobre o prefeito, que patina na casa dos 31 pontos de aceitação.
No quesito rejeição popular, o prefeito é absoluto, se aproximando da casa dos 40 pontos percentuais de pura rejeição, uma clara demonstração de que o povo não aprova seu governo e sua forma de governar. Cleber Tratorzão atinge quase 20% de rejeição, possíveis reflexos negativos de sua última administração. Já a vereadora Patrícia Lucena, beira a casa dos 17%. Edson do Totonho é o que tem menor rejeição popular, somente 6,3%, claros sinais de sua aceitação perante a população, reafirmando o porquê de sua ampla liderança em todos os cenários.
De acordo com vários prognósticos e levantamentos já realizados pelos maiores institutos de pesquisas do país, o fator rejeição popular quando muito elevado, termina por inviabilizar o crescimento do candidato, acontecendo uma estagnação e impedido o seu desempenho, tendo uma maior tendência de declínio nos índices de pesquisa. No momento, Zé da Folha parece viver essa realidade com fortes possibilidades de estagnar e decrescer ainda mais, dando maior terreno aos seus opositores. Com a menor rejeição, o que vem caracterizar maior aceitação diante do eleitorado, Edson do Totonho tem tudo para crescer ainda mais, podendo no decorrer do processo eleitoral receber adesões advindas dos mais rejeitados.
       





2 comentários:

  1. Porque essa pesquisa não mostra um cenário de disputa entre os quatro candidatos ao mesmo tempo, Zé da Folha, Tratorzão, Edson e Patrícia Lucena? Só assim saberíamos de quem é realmente os votos, do Édson e/ou do grupo do Tratorzão.

    ResponderExcluir