.

.
.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Prfeito Tema, deputada Daniella Tema e deputado Aluísio Mendes adquirem quatro novas ambulâncias para o Samu de Tuntum



O Ministério da Saúde anunciou em sua página oficial na última quarta-feira (18), a entrega 458 novas ambulâncias do SAMU para 329 municípios brasileiros, entre eles, o município de Tuntum, que será contemplado com 4 ambulâncias, graças a uma parceria entre o município, a deputada estadual Daniella Tema, deputado federal Aluísio Mendes e o coordenador estadual do SAMU, Marcos Carvalho.

Em Brasília, o prefeito Dr. Tema que é médico, comemorou a conquista das ambulâncias. "Estou muito feliz que o nosso município esteja sendo agraciado com estas ambulâncias para que possamos servir a nossa população com mais qualidade e pronto atendimento. Parabéns aos nossos deputados Daniella Tema e Aluísio Mendes por trabalharem por esta conquista para o nosso povo", parabenizou o prefeito.

Os serviços de saúde de urgência e emergência melhoram as condições de socorro imediato nos municípios. A entrega das novas ambulâncias vai beneficiar 329 novos municípios, em 19 estados brasileiros. No Maranhão as cidades beneficiadas que receberão as ambulãncias são: Açailândia, Buriticupu, Bacabal, Balsas, Buriticupu, Caxias, Colinas, Grajaú, Peritotó, São João dos Patos, São Luís, São Pedro de Água Branca, Timon e Tuntum.

"Este esforço integrado representa o nosso compromisso com a saúde do Maranhão. Gostaria de agradecer ao coordenador estadual do Samu, Marcos Cavalho, ao nosso deputado federal Aluísio Mendes pelo seu trabalho junto ao Ministério da Saúde e parabenizo o prefeito Tema Cunha por trabalhar incansalvelmente para melhorar a qualidade de vida de todos os tuntuenses.

SAMU de Tuntum


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 da cidade de Tuntum, foi implantado no dia 06 de dezembro de 2006 pelo prefeito Dr. Tema, composto por uma Central Regional de Regulação das Urgências e uma Unidade de Suporte Avançado (Médico, Enfermeiro, Condutor ) e duas Unidades de Suporte Básico (Técnico de Enfermagem e Condutor), a época  com uma cobertura de aproximadamente 150.000 habitantes.

A partir do ano de 2007 iniciou-se sua expansão de cobertura com a inauguração da Base Descentralizada de Presidente Dutra, que conta hoje com uma Unidade de Suporte Avançado – USA: (Médico, Enfermeiro, Condutor) e uma Unidades de Suporte Básico- USB: (Técnico de Enfermagem e Condutor).

 A partir do ano de 2010 continuou a expansão de cobertura com a inauguração de novas Bases Descentralizadas, fazendo hoje a cobertura das seguintes Bases: Presidente Dutra, dom Pedro, colinas, São Domingos, Buriti Bravo, São João dos Patos e Pastos Bons


Atualmente a Central Regional de Regulação das Urgências do SAMU de Tuntum faz cobertura de uma população de aproximadamente 500.000 mil habitantes, abrangendo os municípios: Tuntum, Joselândia, São José dos Basílios, Governador Eugênio Barros, Graça Aranha,  Santa Filomena do Maranhão, Colinas, Mirador, Passagem Franca, Jatobá, Sucupira do Norte, Buriti Bravo, Presidente Dutra, Dom Pedro, São Domingos do Maranhão, São João dos Patos, Pastos Bons, Fortuna, Sucupira do Riachão, Nova Iorque, Barão de Grajaú, Benedito Leite, São Francisco do Maranhão, Paraibano, São Domingos do Azeitão.

No ano de 2017 o SAMU de Tuntum foi reconhecido pela Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, como um serviço de excelência e de qualidade, em que foi expedida a portaria de Qualificação deste serviço. Foi o 3º SAMU do Maranhão a ser reconhecido pela CGUE-MS, com aumento do repasse do recurso.
O número de atendimentos realizados no ano de 2019 pela Central Regional de Regulação das Urgências e pelas ambulâncias do SAMU, são:
 INDICADORES
2019
QUANTITATIVO DE CHAMADAS
8.806
ORIENTAÇÕES MÉDICAS
2.392
SAIDAS DE UNIDADE DE SUPORTE AVANÇADO-USA
1.174
SAIDAS DE UNIDADE DE SUPORTE BASICO-USB
5.240
SAIDAS DE UNIDADE DE MOTOLÂNCIA
204

2 comentários:

  1. Kd o Fernando pessoas? Já arruou o quê?

    ResponderExcluir
  2. E pq nunca co acertaram as q estão desmantelados com o motor batido. Eu não entendo esse povo de Tuntum.

    ResponderExcluir