.

.
.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

CPMI do INSS pede a convocação do deputado do Maranhão, Edson Araújo, para depor como investigado

 


A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS recebeu requerimento, de autoria do senador Izalci Lucas (PL-DF), solicitando a convocação de Edson Araújo, deputado estadual licenciado pelo PSB-MA e atual secretário de Estado da Pesca e Aquicultura do Maranhão, onde também aparece como presidente licenciado da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (FECOPEMA), para prestar depoimento na condição de investigado.

O requerimento no qual o site Folha do Maranhão teve acesso, sustenta que Edson Araújo é uma figura central em um esquema de fraudes investigado pela Polícia Federal. A suspeita ganhou força após relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) apontar movimentações financeiras atípicas que somam cerca de R$ 5,4 milhões em contas da FECOPEMA, entidade sob sua presidência. De acordo com a justificativa, o acúmulo de funções políticas e de comando associativo teria configurado um conflito de interesses favorável à prática de corrupção e clientelismo, razão pela qual sua convocação é considerada indispensável para o avanço das investigações.

A CPMI espera que Edson Araújo esclareça de que forma a federação foi utilizada para inflar cadastros de pescadores em municípios do Maranhão, detalhe o processo de cadastramento e explique a relação mantida com servidores do INSS e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Também deverá ser questionado sobre as discrepâncias registradas no estado, como localidades com número desproporcional de beneficiários, em alguns casos chegando a quase mil por barco.

Segundo o senador, o depoimento Edson Araújo é apontado como peça-chave para que a comissão consiga mapear a rede de proteção política do esquema, identificar agentes públicos e lideranças envolvidas e compreender o modus operandi da organização criminosa que teria provocado prejuízos bilionários aos cofres públicos e afetado pescadores artesanais legítimos.

O pedido de convocação será submetido à deliberação do plenário da CPMI. Caso aprovado, Edson Araújo terá de comparecer na condição de investigado e responder aos questionamentos dos parlamentares. Para o senador Izalci Lucas, a oitiva é fundamental para que a comissão alcance os níveis mais altos de responsabilidade dentro do esquema e assegure transparência no processo de apuração. Dafolhadomaranhão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário