terça-feira, 2 de outubro de 2012

As últimas do marqueteiro derrotado


(*) Emerson Araújo
Com mais de 30 anos de militância política,  assessorando candidatos, fazendo parte da militância dos partidos já vi de tudo no embate  eleitoral, mas tem sido  enriquecedor participar do atual processo eleitoral de Tuntum pelas nuances postas nele.

Natural de Tuntum, somente agora,  me inseri no processo eleitoral da minha cidade de maneira mais intensa na condição de observador/analista para compreender melhor este momento tão propalado em outros rincões pelas intensidades e paixões inseridas neste cotidiano rico de possibilidades opinativas.

Diziam  que Tuntum viveria  política eleitoral 24 horas, uma meia verdade de quem apenas fazia digressões sem está inserido nas entranhas da cidade, a conclusão mais acertada para uma possível afirmação como esta pude captar, agora,  nos calçadões, nas carreatas, comícios, visitas e outros eventos deste pleito eleitoral de hoje e conclui definitivamente:  Tuntum respira política eleitoral 72 horas/dia e isso é uma verdade real do "factu" político.

Mediante os argumentos postos, também, tenho, na condição de observador/analista inserido no ambiente político eleitoral de Tuntum por opção individual e fora de qualquer barganha pessoal,  visto a tentativa de se manipular a maioria da população que, neste dia, já tem uma opção de candidato guardada no coração e na ponta dos dedos para crivar no próximo domingo dia 07/10. Tentativa de um marketing eleitoral que desde o princípio da campanha política de Tuntum se colocou na vanguarda da derrota antecipada.

Apostar num marketing eleitoral que tem primado pela repetição enfadonha de inverdades é primarismo de quem não tem experiência no ramo, que vilipendia princípios fundamentais de comunicação nestes casos. Apostar  em divulgações/frases de efeitos mentirosas  que dão o tiro de misericórdia no "próprio pé"  do tipo: "ele não é candidato", "ganha, mas não assume", "o rapineiro quer voltar" ou  "Tuntum não tem Sadan Hussein"  representam estratégias   falidas de perdedores pelas falsas esperanças postas nos simpatizantes e  poucos eleitores de candidatos e candidatas derrotados pela vontade soberana do povo tuntunense.

Por fim, me prendo, agora,  ao estatuto da pesquisa eleitoral, da última pesquisa eleitoral divulgada no final de semana próximo passado e  orientada pelo marqueteiro derrotado. Esta pesquisa, apesar do seu registro no
TRE-MA já nasce desacreditada pelo obscurecimento e a falta de clareza na amostragem feita com o intuito de manipulação, tentativa desesperada de quem sempre esteve abaixo mais 30%  do primeiro colocado em outras pesquisas, enquetes de intenções de votos.

As últimas do marqueteiro  confirmam nesta semana a derrota  eleitoral em Tuntum de quem o contratou.


(*) Emerson Araújo - é professor, escritor, bacharel em direito e natural de Tuntum.

5 comentários:

  1. ENGRAÇADO, ESSA MATÉRIA, LOGO NO FINAL FALA QUE ATÉ EM ENQUETES A NOSSA CANDIDATA NA IZABEL PERDE ENTÃO PORQUE CARO AMIGO DEUSIMAR LOBÃO VOCE RETIROU DO SEU BLOG SEM MAIS NEM MENOS A ENQUETE SEM NENHUM RESPEITO COM NÓS VISITANTES? SÓ PORQUE O TEU SUPOSTO CANDIDATO MANDOU, E ONDE FICA A TUA CREDIBILIDADE COM NÓS SEGUIDORES DO TEU BLOG? OLHA CARO AMIGO, VOCE LEMBRA DE QUANDO VOCE APRESENTAVA O PROGRAMA NA RADIO E AS VEZES VOCE FALAVA QUE DE A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A DEUS O QUE É DE DEUS? O QUE ACONTECEU? TUA BÍBLIA MUDOU O QUE É QUE ESTÁ ACONTECENDO? PORQUE RETIROUA ENQUETE DO AR? SÃO VÁRIAS PERGUNTAS QUE PRECISAM SEREM RESPONDIDAS. DESDE JÁ AGRADEÇO A COMPREENSÃO E AS RESPOSTAS SE ASSIM PUDER.

    ResponderExcluir
  2. NÃO PRECISA O DEUSIMAR RESPONDER, SE BEM QUE JÁ O FEZ. MAS TEM UMA COBRAIADA QUE É POP STAR EM MANIPULAR INFORMAÇÕES, TANTO É QUE PASSARAM A MAIORIA DO TEMPO VOTANDO, PRA TENTAR DESVIAR A ATENÇÃO DO POVO. COM CERTEZA FORAM TÃO VENTUROSOS QUE QUASE COLOCARAM E BEBEL NA FRENTE DO DR.

    ResponderExcluir
  3. Só na sua insana e apaixonada mente que o Tema tem 30% de maioria sobre a candidata Izabel, loucura de um cego que cerceia a verdade de si próprio por pura paixão ou quem sabe desespero. É só acompanhar os comícios, as manifestações espontâneas da candidata que por onde passa atrai multidões e que recebe adesões a todo instante.

    ResponderExcluir
  4. Caro Emerson, li atentamente seu texto e gostaria de tecer alguns comentários a respeito. De antemão afirmo que você se sairia muito melhor se estivesse estudando aprovação no exame da Ordem (OAB), a fim de que a frustração não se torne vossa companheira de todas as horas. Caríssimo, contra fatos não há argumento. Na verdade me inseri na política de Tuntum há décadas, portanto, me arrisco a dizer que conheço um pouco e vou mais longe ainda para afirmar que nunca se viu o seu DR correr tanto. A situação é desesperadora. Reforçando as verdades ditas podemos afirmar que:
    1- Ele não é candidato e sim "meio candidato". Foi registrado através de um arranjo feito e apoiado em uma “Liminar” do “Juiz” local;
    2- Ele é rapineiro ou não? Por acaso fui eu que saí algemado para Pedrinhas?
    3- O processo da Rapina está nas mãos do Desembargador Federal Dr. Ítalo Fioravantti. Conhecendo um pouco acerca da atuação desse Magistrado afirmo que se eu estivesse no lugar do teu candidato, estaria ajoelhado dia e noite clamando pela "misericórdia divina" e não nos palanques detratando pessoas;
    4- A condenação é iminente. Um dos crimes que motivou a denúncia do MPF é "Improbidade Administrativa", acredito que você na condição de Bacharel em Direito deve ter noção do que isto significa - ele sendo condenado, o que é 99,99% certo, perderá os direitos políticos e será proibido de exercer função pública. Neste caso, se ganhar o que é quase impossível, quem cumprirá o mandato será o Ciro.
    5- Não estranhe se no sábado o DRzinho não colocar alguém da família no lugar dele, visto que ele não confia no Ciro/Hélio, a Aliança Política entre eles é apenas circunstancial e motivada por interesses pessoais.
    As colocações tem fundamento ou não?
    Por último, pesquisa eleitoral pode ser registrada antes ou depois de realizada. Geralmente, quando o candidato não tem medo do resultado, registra antes e depois de concluída divulga. Este foi o caso da candidata Ana Izabel. Quando o candidato não tem certeza ou quer manipular, ele a realiza primeiro e já com o resultado na mão se for satisfatório ele divulga. Assim fez teu DRzinho. Manipulou e depois mostrou.
    Por último, me diz qual a enquete teu candidato venceu? Até posso admitir se tu te refere há seis ou oito meses atrás, quando ele fazia campanha sozinho porque a última o “pobre” Deusimar foi intimado a retirar do ar e tu sabes as razões.

    ResponderExcluir
  5. caro anônimo do comentário acima vc elaborou bem o seu comentário mais ai é o seu ponto de vista,ele pode ser um rapineiro sim, mais do seu lado tbm tem e vc tem a mesma opinião sobre ele? e sobre o futuro dele é vc quem vai decidir ou tem uma bola de cristal pra prevê tudo isso, acho q vc queria era está do lado do Dr° Tema e ñ teve oportunidade ou ele ñ quis,politicos piores tem ai a exemplo disso temos a familia Sarney q há décads vem afundando o maranhão e vc ñ ver,agora o Doutor Tema q praticamente criou Tuntum vc ver mil e uma condenação pra ele, veja o seu lado tbm, vir que vc é uma pessoa inteligente, mas quero dizer q é muito feio julgar e condenar as pessoas antes do tempo, tentando confundir a mente dos eleitores do nosso municipio.

    ResponderExcluir