sábado, 20 de outubro de 2012

Em Tuntum Tema se elege para o quarto mandato com foco na educação






Por Djalma Rodrigues

Em Tuntum Tema se elege para o quarto mandato com foco na educação





Um dos episódios mais marcantes das eleições municipais no Maranhão deste ano ocorreu na cidade de Tuntum, a 380 km da capital, na região Central do Maranhão, onde o ex-prefeito Cleomar Tema (PSB), se elegeu com 60,69% da votação, concorrendo com a ex-esposa, Ana Izabel, numa disputa com reflexos familiares. Isso porque dos três filhos dos ex-cônjuges (todos médicos), dois ficaram com Tema e a única mulher optou por dar apoio à mãe.
Foi uma disputa muito renhida, segundo Tema, que destaca ter sido convocado pela população, já que não pretendia mais voltar à vida pública. “Estava quieto, atuando na Medicina, mas a população decidiu me chamar. Nas primeiras pesquisas antes das eleições, estava com mais de 70% de intenções. “Isso foi um chamamento do povo, uma convocação e por isso não pude recuar”, afirma Tema, que em janeiro será empossado para o seu quarto mandato no município.
O prefeito eleito tem uma trajetória política brilhante. Ele é membro de um tradicional clã político da cidade. Um dos tios foi prefeito e o pai (falecido quando ele tinha 12 anos), foi vereador e presidente da Câmara, chegando a assumir a prefeitura ao longo de 11 meses, na década de 1960.
Cleomar Tema assumiu o comando político de Tuntum em 1992, quando foi eleito pela primeira vez. De lá para cá, participou direta e indiretamente de 12 eleições estaduais e municipais, sem jamais amargar uma derrota. Após o primeiro mandato, apoiou Pires Leda, que dirigiu a prefeitura de 1997 a 2000 e depois se transformou em adversário.
Tema retornou à prefeitura para o mandato de 2001 a 2004 e se reelegeu para 2005 a 2008. Nesse último mandato, dirigiu simultaneamente em dois mandatos consecutivos, eleito por unanimidade, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão –FAMEM.
Terminado o mandato, apoiou o primo, Chico Cunha (PSD), que não reuniu condições junto ao eleitorado para tentar a reeleição. Em São Luís, onde está cuidando dos assuntos particulares, Tema concedeu entrevistas a diversas emissoras de rádio AM, onde sempre afirma que o foco principal de sua futura administração será a Educação.
Na última terça-feira, em conversa com o jornalista Djalma Rodrigues, no programa Notícias da Capital, na Rádio Capital AM, Tema abordou vários assuntos, e foi questionado por mais de uma dezena de ouvintes, que telefonaram de São Luís e do interior do Estado. Alguns lhe parabenizando pela vitória. Veja a seguir, um resumo da entrevista:
EDUCAÇÃO - Olha a educação é a base de tudo, mas o setor está muito deficiente, em todas as esferas no Brasil. Não se pode conceber um estudante do 9º ano não saber ler direito. Se é assim, ele não consegue interpretar nada. É uma situação muito preocupante. Vou conclamar meus colegas eleitos e reeleitos, para que possamos dar um choque na educação, porque somente assim é que poderemos ajudar essa juventude a preparar o futuro. Os recursos estão aí, resta apenas serem bem aplicados. A culpa disso é de todos nós. Começa com o aluno, passa pelos professores, pelos secretários e até pelos gestores. No primeiro mandato, para que vocês tenham uma idéia, o salário mínimo era de 230 mil cruzeiros (moeda da época). Com esse salário, se pagava lá em Tuntum a 23 professores. Uma verdadeira lástima. Fiz uma verdadeira revolução na época, dividindo esse montante para apenas 2 professores. Naquele período, os recursos para a educação eram do próprio município, diferente do que é hoje, com a instituição do Fundeb. Também extingui a figura do professor leigo, através de um convênio com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com a formação de 400 educadores. Vou dar um exemplo que vem de longe. Ao final da Segunda Guerra Mundial. Alemanha e Japão ficaram destroçados, e se reergueram através da educação e hoje são duas grandes potências mundiais. Vou priorizar a educação no meu município e se avançar do jeito que imagino, terminarei o mandato muito satisfeito.
SAÚDE- A saúde pública no Brasil está na UTI, temos que recuperá-la de qualquer maneira. Posso afirmar que temos um alento na região Central do Maranhão, por conta do Socorrão de Presidente Dutra, que atende algo em torno de 500 mil habitantes, incluindo aí pacientes oriundos das regionais de São João dos Patos, Balsas Pedreiras e de outras cidades. Com isso, evitamos aquela fila de ambulâncias oriundas do interior chegando nas portas dos Socorrões da capital. Durante o meu último mandato, consegui levar para Tuntum o SAMU e isso ajuda muito.
RECURSOS- Perdemos mais de R$ 3 milhões dos recursos na Saúde em Tuntum, mas já estamos correndo atrás do prejuízo, porque esse é um setor prioritário, com uma grande demanda, onde o tempo urge e não podemos ficar de braços cruzados. Éramos microrregião em Tuntum e o sonho é voltarmos à mesma condição.
IMAGEM- Antes do final do último mandato, construí o Centro de Imagens de Tuntum, dotado dos mais modernos equipamentos, como quatro aparelhos de ultrassonografia, dois tomógrafos e dois mamógrafos, que ainda estão lacrados, já que os recursos do município são insuficientes para fazê-los funcionar em sua plenitude. Tão logo assuma o mandato, irei em busca de convênios com o Governo Federal e com o Estado. Vou conversar com o secretário de Saúde, Ricardo Murad, na certeza de que ele irá se sensibilizar com essa situação. Já imaginaram quantas mulheres morrem de câncer de mama por falta de um exame, enquanto temos aqui dois aparelhos em perfeita condição sem utilizá-los?
SANEAMENTO BÁSICO E INFRAESTRUTURA- Digo com orgulho, que Tuntum é uma cidade privilegiada nesses dois setores. Deixei o terceiro mandato com o município beneficiado com rede de distribuição de água e poços artesianos. Tanto na zona rural como na sede. As áreas que ficaram sem essa cobertura terão esse benefício agora no quarto mandato. Priorizei esses dois setores o que pode ser observado na construção de casas populares. Foram 1200 imóveis, sendo 540 no perímetro urbano e o restante na zona rural. Mesmo assim, ainda existe um déficit habitacional que buscarei reduzir com apoio do Governo Federal. O ex-presidente Lula foi muito generoso com a nossa administração, e espero o mesmo da presidente Dilma.
FAMEM- Questionado sobre a possibilidade de se candidatar para um terceiro mandato à frente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão –FAMEM, ele foi enfático: “Não existe essa possibilidade agora. Já dei minha contribuição. Fui eleito e reeleito por unanimidade, estabeleci muitas metas e priorizei o municipalismo, congregando todos os prefeitos da época, com uma atuação que todos consideraram marcante. Agora, estou focado é em Tuntum, já tendo formado a comissão de transição para começarmos uma administração que espero que seja tão ou mais promissora como as outras três.
O último ouvinte a participar da entrevista foi o prefeito de Anajatuba, Nilton Lima (PV), que felicitou o amigo pela vitória e lembrou as ações de Tema na FAMEM e na cidade de Tuntum.

2 comentários:

  1. Vai Estudar Bicho Besta, tu achas que pelo fato do nelson ter sido o primeiro colocado já lhe dá o direito de ser presidente, não é dessa forma e mais o Nelson não tem nenhuma estrutura pra se tornar um presidente de camara nesse momento , acorda ANALFABETO sem visão. Se tem um que não vai ser esse é ele.






    Vai Estudar Bicho Besta, tu achas que pelo fato do nelson ter sido o primeiro colocado já lhe dá o direito de ser presidente, não é dessa forma e mais o Nelson não tem nenhuma estrutura pra se tornar um presidente de camara nesse momento , acorda ANALFABETO sem visão. Se tem um que não vai ser esse é ele.

    ResponderExcluir
  2. No ‘melhor governo de Roseana’ ocorreram este ano 534 assassinatos na Ilha






    Publicado em 21 de outubro de 2012 por johncutrim


    Na primeira quinzena de outubro foram registrados 34 assassinatos na Ilha


    HOMICÍDIOS EM 2012



    Total parcial: 534

    ResponderExcluir