quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Prefeito eleito debate com educadores novas ações para qualificar a educação.




                
 Idéias e novas propostas para tornar a educação mais produtiva foi o objetivo central nesse primeiro encontro entre o prefeito eleito Dr. Tema e educadores, ocorrido ontem a noite em sua residência. O futuro prefeito já vinha anunciando publicamente que buscaria meios para fortalecer a área durante seu período de gestão, que segundo ele apresenta falhas gritantes no tocante a aprendizagem e estímulo ao estudante. No encontro, inicialmente, ele fez uma síntese do problema de acordo com seu ponto de vista convidando a todos a participar diretamente do projeto. ‘Esses meses vamos discutir e planejar a educação. A partir de agora vamos procurar as soluções’, afirmou. Entre as várias ideais expostas aos educadores ele sugeriu o início das aulas para primeiro de fevereiro e a possibilidade da implantação do reforço escolar. Além de novas metodologias o prefeito eleito quer um novo modelo de gestão participativa, uma interação direta com pais, alunos e professores.


                Os  convidados, cerca de 30, entre eles o secretário de Educação Antonio dos Reis, os ex-secretários Róbson Braúna e Lucimar Ferreira, coordenadores, professores, colaboradores e até assessores do futuro governo, discutiram o assunto propondo também novos caminhos que permeasse uma melhor qualidade na educação municipal. O professor Carlos Almeida citou a importância da interação com jogos educativos, frisando ainda que algumas escolas que tem um alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) fazem seletivos, como por exemplo, a Dom Barreto, em Teresina-Pi. O professor de Língua Portuguesa, Emerson Araújo, sugeriu a formação de parcerias com institutos de educação, como o Aírton Senna, para qualificar a formação do professor, principalmente, o de Educação Infantil. Muito elogiada no decorrer do encontro por ter sua escola como referência, a professora Susana Alves e Silva, diretora do Colégio José Teixeira, falou do sucesso que ‘sua’ escola vem obtendo nesses últimos anos, que segundo ela é fruto do comprometimento de todo o corpo docente e outros profissionais.



                Susana fez um resumo de como vem alcançando os melhores Ideb’s do município acrescentando sempre a palavra comprometimento para superar todas as dificuldades que aparecem no transcurso do ano letivo. O secretário Antônio dos Reis fez uma rápida explanação das ações desenvolvidas sob seu controle, entre elas a aquisição de 12 ônibus escolares. Citou os diversos programas existentes como o Mais Educação que tem o mesmo perfil do modelo que o Dr. Tema quer implantar, hoje já desenvolvido na escola José Teixeira. Antes da conclusão do proveitoso encontro  o ‘prefeito’ pediu a formação de uma comissão que passará a debater o assunto em outras reuniões (próxima quarta-feira) até que se encontre o modelo de ação ideal para fortalecer e qualificar a nossa educação.      
                       

3 comentários:

  1. Eu já fui aluno do Prof. Carlos,Regina,Emerson como é que eles não mudam a realidadede uma sala pense no município. Essa turma já estão há muito tempo e não fizeram um nada essa turma qta aí aproveite pmudar essa equipe da fila da frente tem q dá umtempo.





    ResponderExcluir
  2. A INICIATIVA DO PREFEITO ELEITO NÃO PODE TER SIDA MELHOR, AGORA ALGUNS QUE LE CHAMOU PARA A REUNIÃO NÃO TEM LÓGICA, PPOIS NEN SE QUER JÁ TIVERAM EM SALA DE AULA, ESTÃO MUITO LONGE DA REALIDADE DAS ESCOLAS PARA PODER CONHECER ALGUNS PROBLEMAS E PROPOR AÇÕES QUE POSSAM SOLUCINA-LOS. ATÉ PO QUE ALGUNS QUE ESTÃOAÍ NAÕ TEM NEN BASE DE CONHECIMENTO QUEM CONHE ELES SABE DISSO . COMO É QUE VÃO SABER ELABORAR PROSPOSTA QUE VENHAM SER DESENVOLVIDAS NO MINICIPIO PARA MELHOAR A EDUCAÇÃO? MUITOS FAZEM TANTO TEMPO QUE JÁ NÃO ESTÃO ENVOLVIDOS COM A EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO. NÃO VIR NENHUM PROFESSOR QUE ESTAR EM SALA DE AULA QUE ESTEJA VIVENCIANDO O PROBLEMA, CLARO QUE MUITOS QUE ESTAVAM AÍ SÃO PROFISSIONAIS DE PONTA, MAS QUEM VIVE A REALIDADE SABE DIZER COM MAIS CLAREZA ONDE O PROBLEMA SE AGRAVA.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo tambem já fiu alono deles e tambem não mudaram o jeito de dar aula , vc falou mais que verdade, o Emerson que tem varias formaturas só serve para ele, por que para mudar a realidade do municipio ainda tá longe.O Carlos é só no gogó e ação que é bom nada.Regina tambem não é diferente. Eu quero perguntar para os alunos que já passaram por eles, qual foi a inivação que eles já troceram pra dentro de nossa sala de aula? como pessoa são gente boa, para bater um papo são legais, não vou dizer que não aprendir alguma coisa com eles não, tenho respeito com por eles mais acho que tenho o direito de dar minha opinião.Mas não vamos desanimar , se procurarem de fato buscar soluções com certeza encontrão meios que venha sanar o problema. Professores não se ofendam as vezes uma c´ritica serve para despertar aquilo que estar guardado dentro de vc, que é o conhecimento.

    ResponderExcluir