.

.
.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Tuntum em Retalho

2ª Parte



Em 1936 Sr. Estevão Correia instala o  primeiro comércio a varejo e uma indústria de algodão.
Na década de 40, era a vez das famílias da Mata ( família da Mata, canavieiros tradicionais procedentes de Sucupira do Riachão/Morros distrito de São João dos Patos,  impulsionam  a cultura da cana de açúcar  já existente, mas, em  pequena escala e instalam engenhos movidos a tração animal e passam a produzir cachaça, mel e rapadura, paralelamente trabalhavam também com as culturas branca e pecuária, João da Mata,  era  meu avô paterno, meu tio Manoel da Mata mantém essa tradição), Araújo, Léor, Borges ”Corelo”, Arruda Léda  chefiada por Ariston Arruda Léda, que foi o primeiro prefeito eleito de Presidente Dutra e posteriormente o de Tuntum em substituição a Isaac da Silva Ribeiro, prefeito  nomeado após a emancipação do Município. Tuntum, esta povoação, era um amontoado de palhoças e um povo sem representação política.  Ariston Léda, aproveitando a lacuna passou a ser então  o primeiro  líder político e por ter sido antes Prefeito de Presidente Dutra e ter experiência na área do executivo, com um bom trânsito nas esferas executiva e legislativa através do governador Eugênio Barros e do deputado Estadual Eurico Ribeiro, Ariston inicia a luta pela  emancipação de Tuntum e depois foi o 1º prefeito eleito desse novo município como foi citado antes.
 O ano de 1948, foi marcante para o povoado, com as inaugurações da primeira loja de tecido, aquisição do primeiro carro (caminhão Chevrolet Stylemast) de propriedade do Sr. Frederico Coelho,  de um empório  de compra e venda, também é instalada a primeira farmácia do lugar de propriedade de Alípio Coelho de Souza. Após esse feito, Paulo Andrade, Gerardo Uruçu, Abílio Pai D’égua, Deusinho, Raimundo Zezinho, Abelardo, seu Nona, João Ferreira, Cornélio Noleto, Zequinha Enfermeiro, Anfiloquio Uruçu, Manoel Valente, Tonico Saraiva, Cosme e João Pinheiro, Manoelzinho da Assunção, João Alexandre, João Afonso, João Patrício  e Edésio Gomes Fialho ( Edésio na década de 60, instala o primeiro telefone privado em Tuntum interligando seu escritório/residência na praça São Francisco de Assis a sua  fazenda na vila Luizão e no mesmo local construiu um campo de aviação que foi inaugurado com o pouso de um avião BONANZA que trazia a bordo Newton Belo, candidato a governador, Clodomir Millet candidato ao senado, Pedro Braga candidato a deputado federal e Manoel Gomes candidato a deputado estadual)  instalaram seus estabelecimentos comerciais nos ramos de comércios varejistas, farmácias, lojas de tecidos, secos e molhados, compra e venda de gêneros alimentícios, algodão, babaçu e etc. Em Tuntum, os  empreendimentos arrojados se avolumavam, e, com grandes safras de grãos, algodão e outros produtos de utilização industrial. O município passa por um período de primazia em relação à Presidente Dutra e cidades circunvizinhas do Alto Mearim, vale frisar, que nesse período a cidade tinha 18 cerealistas “usina de arroz” e 09 serrarias.  Os precursores desse desenvolvimento eram jovens empreendedores na faixa etárias de 25 a 40 anos, muito destemidos para a época, Pedro Vieira solenizava com esses jovens, grandes festejos para comemorar seus lucros e suas conquistas.
 Em 1950, já era desistido de Presidente Dutra e contava com aproximadamente 600 habitantes. E com a migração de nordestinos nos primeiros cinco anos da década, Tuntum em 1955, já contava com quase 3.500 habitantes. 
Em 1960 os Cunhas oriundo da Santa Filomena, fixam  suas bases na Sede do Município e se  enveredam pela política partidária e passam a liderar a política após Ariston Léda, em 1964, Luiz Gonzaga da cunha é eleito prefeito e  passa a ser o novo líder político acabando com a hegemonia de Ariston Léda e Ariston Costa não satisfeito com a liderança de Luiz Gonzaga o depõe do cargo por aproximadamente 60 dias, com a vitória de José Sarney em 1965 para o governo do maranhão, Luiz Gonzaga se fortalece e após  seu mandato elege   sucessivamente diversos correligionários dentro e fora da família e amarga apenas uma derrota nas urnas em uma chapa composta por José Justino e Silva “Zé da Mata,  meu pai - foi Vereador de 63 a 72” para Prefeito e Antônio Joaquim da Cunha para vice Prefeito.
Nessa época o Maranhão era governado por Eugênio de Barros, que mantinha seu governo de modo pacífico e respeitado, e na geografia do estado nascia mais um município, Tuntum, instalado entre Presidente Dutra, e Barra do Corda, na região conhecida como mata do Japão (termo pejorativo – como se fosse uma região além mar, lá nos cafundós dos Judas)  através do Projeto de Lei 1.362 de 12 de setembro de 1955, de autoria do Deputado estadual Eurico Bartolomeu  Ribeiro com o seguinte teor:
O governo do estado do Maranhão faça saber a todos os habitantes que a Assembléia legislativa decretou e eu sancionar a seguinte Lei:

 Art. 1° fica criado o município de Tuntum, cujo território será desmembrado do minudencio de Presidente Dutra.
 1° O município ora criado terá a categoria de termo judiciário pertencente a comarca de Presidente Dutra.

2º A sede do município será o atual povoado de Tuntum, o qual será elevado à categoria de cidade com a denominação de Tuntum.

O projeto de lei para emancipação do município foi apresentado na Assembléia Legislativa pelo Deputado Estadual Eurico Bartolomeu Ribeiro.
 Em 27 de dezembro do mesmo ano, as 17:00 horas, foi instalado o novo município e a nova cidade, este ato público, deu-se na rua São Raimundo pelo juiz Dr. Herschell Antônio Araújo Carvalho e pelo promotor Dr. Martins Neto, além de numerosas pessoas presentes no evento. Logo, a seguir foi nomeado o primeiro prefeito Isaac da Silva Ribeiro, que tomou posse e permaneceu no cargo até 31 de janeiro de 1959. A partir desse momento o município passou a ter os seguintes prefeitos, conforme seqüência:  Prefeito Astolfo Seabra de Carvalho 31/01/59 a 07/09/59, Prefeito Ariston Arruda Léda 07/09/59 a 31/01/64, Prefeito Luiz Gonzaga da Cunha 31/01/64 a 31/01/69, Prefeito José Uruçu da Silva 31/01/69 a 31/01/73, Prefeito Rita Maria Saraiva Coelho 31/01/73 a 31/01/77, Prefeito Luis Coelho Batísta 31/01/77 a 15/03/83, Prefeito Hélio Araújo 15/03/83 a 01/01/89, Prefeito Bento Teixeira 01/01/89 a 01/01/93, Prefeito Cleomar Tema C. Cunha 01/01/93 a 01/01/97 Prefeito Antônio Pires Léda 01/01/97 a 01/01/2001 Prefeito Cleomar Tema Carvalho Cunha 01/01/2001 a 01/01/2005 Prefeito Cleomar Tema Carvalho Cunha 01/01/2005 a 01/01/2009 e Prefeito  Francisco das Chagas Milhomem da Cunha, tomou posse em 01 de Janeiro de 2009 e seu mandato vai até 01 de Janeiro de 2013.
 

FONTE: IBGE, ICA, IGHMA, ODILO CRUZ (SEU DODÔ), JOSÉ COSTA CARVALHO (DECO), PAULO ANDRADE, DIONISIO  BENVINDA, SR PEDROCA. PROF. JEAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário