sábado, 15 de dezembro de 2012

Chico Cunha constrói mais 200 quilômetros de estradas no sertão




Eu já tinha ouvido falar que a prefeitura estava construindo 206 e quilômetros de estradas em todo sertão, a título de exemplo uma distância aproximada de Tuntum a São Mateus, mas não imaginava que tudo estava ao pé da letra, pensava em balela, contudo me decepcionei, é muito além disso, há estradas abertas em todo médio e alto sertão, levando desenvolvimento por meio da facilidade do escoamento da produção e deixando um rastro de satisfação de uma população sofrida.






                Na viagem que fiz hoje ao lado do prefeito, do assessor Claudemir, do motorista Marquinhos e do blogueiro Pedro Jorge, voltei ao passado, a década de 1990 quando era recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica – Ibge – e tive que percorrer quase cem quilômetros a pé, nessa caminhada fui quase ao extremo do sertão visitando o povoado São Marcos, localizado há mais 140 quilômetros. No dia de hoje voltei a pisar no mesmo solo e lá encontrei o morador Mariano Sampaio, alegre disse ao prefeito que esteve indo embora pra Barra do Corda, pois não suportava mais viver tão isolado. ‘Meus filhos todos já estavam lá, mas de repente o Chico coloca energia e faz a estrada, logo mudei de idéia, até uma casa nova eu construi de tanta alegria, hoje meu lugar é aqui’, narrou seu Mariano.



                Histórias de contentamento e satisfação como esta se ouve em diversos pequenos povoados, que lamentavelmente, ainda viviam isolados. Um dos exemplos é o povoado Coceira Nova Alegria, chegar a localidade era só de moto ou a cavalo, carro só no sonho. A pequena povoação vive hoje outra realidade, além da estrada ganhou, também, um poço artesiano com um sistema de distribuição de água. O prefeito utilizou os 206 quilômetros conveniados com o Instituto Nacional de Colonização Agrária – Incra – e fez uma perfeita distribuição em locais até com 10 moradias, o importante segundo ele era tirar o povo do isolamento desmatando e abrindo novos acessos. Segundo ele a captação dos recursos deve-se ao presidente do senado, senador José Sarney. ‘Zé Sarney foi quem abriu as portas pra mim no Incra, sem ele nada disso seria possível’, destacou o prefeito.


                Em muitas povoações a prefeitura vem perfurando poços artesianos e implantando sistemas de distribuição, é o caso do povoado Belém que logo irá receber uma caixa d’água de 140 mil litros acompanhada de um poço para acabar de uma vez por todas o problema da falta de água. O Projeto de Assentamento Bacaba e povoado Samborá foram outros contemplados, além de outras povoações. Na viagem encontramos ainda algumas frentes de trabalho na construção de pontes de cimento e madeira em locais inacessíveis. Nos mais de 300 km que percorri em toda área do sertão, só hoje percebi a grande quantidade de serviços que o prefeito Chico Cunha já executou e vem executando. Cada gestor que sai deixa a sua marca positiva, acredito que Chico Cunha seja o prefeito das grandes construções: grandes escolas, muitos ônibus escolares, muitas estradas, postos de saúde, etc...      


Nenhum comentário:

Postar um comentário