.

.
.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

ANO NOVO


José Remy Alves e Silva

No ano novo, eu prometo que vou me lembrar de tanta coisa, como da floração da nossa praça , do por do sol enfumaçado de anteontem e da maravilhosa chuva que não caiu em agosto e castigou a flora tuntuense.
No ano novo, eu juro que não vou esquecer de procurar meus amigos e prometo que nas noites de verão vou sentar na praça pra reler os cordéis do meu Irmão Mailon que falam de amor, solidariedade, fraternidade, devoção de alma e de espirito.
No ano novo, eu juro que vou ser mais presente em Tuntum e vou acordar mais cedo, para ver pontificando com sua grandeza, por detrás das serras, o radiante sol que dali surge, altivo, impávido e colosso, fazendo a trajetória que, ao anoitecer, o fará descansar a partir da fímbria escura que nasce na direção da Serra Grande.
No próximo ano eu prometo acordar, abrir a janela e bendizer a Deus, o Grande Arquiteto do Universo pelo dia tão claro, com o céu azul no firmamento, sinalizando o poder divino por sua perfeição e bondade.
Nesse novo ano, eu juro que vou aprender com os mensageiros de Cristo, evangélicos e católicos que a humanidade, o altruísmo, a generosidade e a mão estendida são virtudes por Ele ensinadas, para que possa transferir com a mesma intensidade essa lição para o irmão tão próximo ou tão distante.
No ano novo, eu juro que vou plantar uma roseira na praça São Francisco de Assis para que ela floresça e possa significar um exemplo para que os outros façam o mesmo embelezando seus canteiros.
No ano novo, eu vou andar pela orla do Riacho de Tuntum com uma baladeira na mão como se ainda eu fosse menino, quero lembrar de  como  ele era belo, rico, exuberante, de uma beleza impar como os seus bonitos paredões areníticos, com água cristalina correndo no seu leito, quero lembrar do espelho d’água das cacimbas, quero lembrar das ingazeiras, das imbaubeiras, das atracas, das sapucaias, dos Jatobás, dos Tucunzeiros, das Macaubeiras, das teias trançadas de folhas miúdas e verde formada pelos pés de melão São Caetano, quero lembrar do canto dos Sabias, dos Periquitos, dos vinvins, dos Guriatãs, dos canários, dos Curiós, e dos Bentevis  que gorjeavam melodiosamente celebrando a beleza daquele lugar e, que hoje lamentavelmente agoniza ferido de morte.
No próximo ano, prometo caminhar do Pubeiro até a Tiúba, tirar o chapéu  e ir cumprimentando as pessoas conhecidas ou não, retirando-o da cabeça em sinal de obediência, consideração e respeito, energizando-as com um aperto de mão, um abraço, sorriso sincero que possa expandir-se num cordialíssimo bom dia, boa tarde ou boa noite.
No ano novo, eu prometo arregaçar as mangas e escrever para todas as crianças de Tuntum os mais lindos versos que possa ninar os seus sonhos infantis, carregados com emoção que traduzam abençoar os seus Pais para que eles no próximo natal lhes presenteie com o brinquedo desejado.
No próximo ano, eu desejo arrepender-me por ter demorado tanto tempo par jurar tudo aquilo que, de há muito, já deveria ter cumprido e, eu me penitencio porque neste ano que está terminando eu fui relapso não visitei meus irmãos, meus familiares, não telefonei, não lhes passei um e-mail e nem se quer eu tenho facebook. Assim meus queridos irmãos, amigos e amigas me perdoe, pois, no novo ano eu serei mais presente.
                         Um Ano Novo abençoado para todos.

Um comentário:

  1. Remy, que Deus te proteja, juntamente com sua família. Você é o cara!

    Cleide e Elimar.,

    ResponderExcluir