segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Entrevista: Novo Secretário de Saúde de Tuntum, Marcos Carvalho, pede a população da cidade 100 dias para colocar a saúde pública do município em ordem

Do Bate Tuntum

Em entrevista  exclusiva ao Blog BATE TUNTUM neste domingo(06) o novo Secretário de Saúde de Tuntum enfermeiro, pós-graduando em enfermagem do trabalho e ex-coordenador de saúde da FAMEM, Antonio Marcos Carvalho Dias(34) falou da situação da saúde pública de Tuntum  atualmente e sem fazer críticas a nenhum gestor passado, ele discorreu sobre os planos e as ações de urgência que foram tomadas nas últimas horas como a abertura imediata do Hospital Seabra de Carvalho na quarta-feira(02) e abertura das Unidades Básicas de Saúde - UBS da zona urbana nesta segunda-feira(08).

Marcos Carvalho  é filho de Tuntum, casado e pai de 01 filho e amigo pessoal do Dr. Cleomar Tema de quem recebeu o convite de assumir a pasta da Saúde Municipal com preocupação e senso de responsabilidade, durante a entrevista concedida ao Bate Tuntum neste final de tarde de domingo(06) onde se encontrava trabalhando para dar seguimento a algumas ações como a abertura dos postos de saúde do município nesta segunda-feira.


A sensação de assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Tuntum com várias demandas

Marcos Carvalho disse que está muito honrado e feliz com o convite feito pelo prefeito eleito Dr. Cleomar Tema, mas reconhece  que as dificuldades e as várias demandas são grandes na gestão da pasta. Ele ainda frisou:  "que por ser filho de Tuntum e reconhecer as diversas dificuldades que a saúde pública do município passa os desafios serão maiores, mas que está preparado para estes desafios por ser um soldado a serviço da população e do grupo político comandado pelo Dr. Tema" - frisou.

O novo Secretário de Saúde de Tuntum tem pedido sabedoria a Deus para desempenhar o cargo a contento para não decepcionar o seu povo diante de várias responsabilidades que foram postas para ele administrar. O que importa a partir de agora é dar soluções urgentes para as diversas demandas e problemas graves encontrados, a população da cidade já foi penalizada o bastante para se ficar encontrando os culpados, disse, ainda, Marcos Carvalho


Sobre a nova equipe que irá trabalhar na SMS de Tuntum

O novo Secretário de Saúde Tuntum durante a entrevista se mostrou conhecedor dos principais problemas da gestão da saúde pública do município, mesmo porque na condição de Coordenador de Saúde da FAMEM esteve acompanhando estes problemas. Marcos Carvalho  foi quem trabalhou e apoiou juntamente com a  antiga chefe da pasta a transferência o município de Tuntum da regional de Saúde de Barra do Corda para Presidente Dutra - Maranhão.

Falando sobre a nova equipe de trabalho que ajudará na sua administração, Antonio Marcos  Carvalho  informou ao Bate Tuntum que alguns ajustes serão feitos, mas que os coordenadores que deram certo continuarão trabalhando na nova gestão, segundo ele, haverá um choque de no sentido de diminuir  a máquina administrativa para que ela possa funcionar a contento. 

Marcos Carvalho informou em primeira mão que o Veterinário Humberto Figueiredo foi convidado para assumir a Coordenação da Vigilância Sanitária do Município e terá um papel de destaque na sua gestão dentro desta função.


O funcionalismo da Secretaria Municipal de Saúde  de Tuntum

Marcos Carvalho ao ser indagado sobre o funcionalismo da Secretaria Municipal de Saúde, hoje,  ele  foi categórico ao afirmar que existe, inicialmente, uma expectativa por conta de alguns segmentos dos prestadores de serviço desta pasta, entre eles, os servidores enfermeiros a categoria a que ele pertence, porém, neste momento, ele buscará organizar em médio tempo e longo prazos todo quadro funcional através de concursos públicos e implantação de um plano de cargos e salários. Contudo neste momento é "momento de reorganização da casa, de muito trabalho porque o alvo é atender a população que precisa da saúde pública, da saúde básica", disse o secretário.

O Secretário Marcos Carvalho Dias foi enfático, também, em dizer que uma organização administrativa profunda deve ser feita na pasta e para isso segundo ele não há novos empregos na Secretaria de Saúde em médio prazo, portanto muitos funcionários que apoiaram o Dr. Tema e os que foram demitidos por defendê-lo deverão ser aproveitados porque foi promessa de campanha do candidato eleito.

Os esforço pessoal do Dr. Tema e da Secretaria  Municipal de Saúde é manter o salário do servidor em dia, sem atrasos e sem reclamações confabulou, também, Antonio Marcos Carvalho.


As ações de urgência

Dr. Cleomar Tema, segundo Marcos Carvalho, não perdeu tempo quanto as demandas de urgência da saúde pública municipal  e nestes iniciais do seu novo governo comandou a reabertura do Hospital Seabra de Carvalho que se encontrava fechado e hoje este centro hospitalar já está oferecendo todos os procedimentos emergenciais com foco na obstetrícia com cirurgias cesarianas sendo feita, aquisição de medicamentos adequados, médicos nos plantões para atender os pacientes e um anestesista a disposição da população.

Além da reabertura do Hospital Seabra de Carvalho já houve autorização dos  consertos de maquinários do SAMU e nesta segunda-feira(07), Marcos Carvalho juntamente com o Dr. Tema autorizaram a reabertura das Unidades Básicas de Saúde na zona urbana, segundo Marcos Carvalho.

O Programa Saúde da Família, os agentes de saúde e os agentes epidemiológicos voltaram aos seus postos nesta segunda-feira num esforço concentrado de todos que fazem a nova administração da cidade, enfatizou Marcos Carvalho Dias.

Na entrevista ao Bate Tuntum Antonio Marcos Carvalho ainda comunicou sobre as especialidades médicas que retornarão aos ambulatórios das UBS a começar pelo médico oftalmologista(olhos) que já atenderá a população nos dias 10 e 11 de janeiro do corrente na UBS Raimundo Basílio no Centro de Tuntum. Não há tempo a perder reafirmou o secretário municipal de saúde.


Uma mensagem a população de Tuntum

Marcos Carvalho no final da entrevista ao Bate Tuntum agradeceu ao Dr. Cleomar Tema e ao povo da sua terra pela confiança a ele depositada e pediu de maneira emocionada ao seu povo paciência e tolerância  porque com certeza nos  100 dias da administração do novo prefeito a saúde pública de Tuntum será mais uma vez uma referência em todo o Estado do Maranhão e do Brasil pela intervenção do grande "artesão do universo", disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário