quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ERIC COSTA E PREFEITOS REÚNEM-SE COM MINISTÉRIO DA SAÚDE EM BRASILIA

O prefeito Eric Costa participou, nesta quarta-feira (30) em Brasilia, de uma audiência com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, com o subsecretário de Saúde do Maranhão, José Márcio, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) além de vários outros prefeitos, como:

Açailândia, (Gleide Santos); Buriticupu, (José Gomes); Chapadinha, (Belezinha); Codó, (José Rolim Filho); Pedreiras, (Francisco Antônio F. da Silva); Pinheiro, (Filadelfo Neto); Presidente Dutra, (Juran Carvalho); São José de Ribamar, (Giliano Fred Nascimento); além do deputado Alberto Filho, que veio acompanhado do seu pai o prefeito de Bacabal, José Alberto.

Na ocasião foi discutido sobre aumento do teto financeiro e ver a normatização instituída pelo Ministério com relação à saúde de alta complexidade, o programa de oftalmologia, rede cegonha e atendimento de emergência entre outros assuntos de interesse de Barra do Corda e região.

Na ocasião, os prefeitos expuseram todas as dificuldades encontradas e solicitaram ajuda do Ministério para melhorar o atendimento e a rede de saúde destes municípios.

De acordo com o secretário Helvécio Magalhães, alertou o Ministério da Saúde de que a maioria desses municípios que estavam ali reunidos é considerada como capital de um polo e que os municípios pequenos não têm estrutura própria de saúde, usam apenas ambulâncias, dificultando a vida desses municípios maiores.

O secretário de Atenção à Saúde disse que o planejamento que deverá ser encaminhado ao Ministério da Saúde tem que ter base na estatística regional, incluindo, portanto, a presença nessas estatísticas dos municípios menores. Chiquinho aproveitou para chamar a atenção de que o governo federal, em todos os aspectos, tem que fazer uma programação atualizada, pois o PIB do Maranhão está crescendo mais de que o PIB nacional.

O secretário Helvécio Magalhães e o secretário-executivo do CONASEMS, José Enio, ficaram impressionados com esses índices e pediram que fizessem um estudo levando em consideração também essas informações socioeconômicas.
Do Barra do Corda Notícia



Nenhum comentário:

Postar um comentário