sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Ações do Mais Educação são destacadas no I Sarau Cultural de Tuntum



Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação foi realizado ontem (06), na quadra Poliesportiva do Complexo Educacional, o I SARAU Cultural - evento de cultura que envolveu todos os alunos do Programa Mais Educação das escolas da sede e parte do interior.

A noite cultural foi a culminância de parte do que foi desenvolvido no aprendizado dos alunos das 14 escolas no decorrer do ano, envolvendo de forma lúdica diversas artes distribuídas em temas, como cultura afro-brasileira , manifestações folclóricas, cultura regional, cultura contemporânea e cultura religiosa.

A noite que poderia ser de uma rotineira apresentação de um programa que poucos credibilizam por não terem conhecimento do trabalho empreendido, transformou-se numa noite de gala com participações de tirar o fôlego do grande público que lotou as dependências da quadra poliesportiva. Atentos e contentes com o que viam, o prefeito Dr. Tema, a primeira dama Daniella Cunha e o secretario de Educação, Antonio dos Reis, mostraram-se surpreendidos com o espetáculo produzido pelos os estudantes do programa da Rede Municipal.

Iniciando a representação cênica, a Escola Maria Secretaria (bairro Mil Réis) descreveu em forma de teatro e dança a história bíblica de Moisés e Miriam. Arrancando longos aplausos dos presentes, a primeira apresentação dava sinais de que a noite estava ganha. Com uma encenação com cerca de 30 participantes a escola Luis Coêlho Batista (povoado Arroz) voltou a impressionar destacando a cultura afro-brasileira.

 Com passos simétricos e uma coreografia quase perfeita, os artistas imitaram com perfeição os ritmos dos povos africanos. Sem dúvida foi uma apresentação genial.
Memorando os nossos dons e talentos da cultura regional, o colégio José Teixeira foi um espetáculo a parte com o bumba boi. Dança que exige uma sincronia perfeita dos brincantes para dá brilho aos movimentos, ela foi recriada de forma quase que original para o pequeno tempo de ensaio e dedicação.

 A apresentação foi uma amostra de como a escola leva a serio as atividades diárias do programa Mais Educação. Ninguém decepcionou, a noite mais parecia circense de alto nível, com atores e artistas preparados para a arte de encenar. Os que vieram do interior, como por exemplo, os estudantes da escola Manoel Valente (povoado São Bento de Baixo), encantaram e deslumbraram o público com uma quadrilha de tirar o fôlego, era risos por cima de risos. Resgatando a cultura europeia, as escolas Santa Clara (Campo Velho) e Gilsa Léda (Vila Luisão) harmonizaram a beleza da Dança Portuguesa.

Para o prefeito o momento foi de alegria e descontração promovido por um programa que só tem a crescer em razão do esforço de coordenadores e monitores. O secretario Antonio dos Reis acredita que o programa além de reforçar a atividade escolar, também resgata a cultura e fortalece os laços sociais.

 A primeira dama e secretaria de Assistência Social, Daniella Jadão Cunha classificou o momento como ímpar e disse que se orgulhava do que estava vendo. Representando todos os coordenadores e monitores, a coordenadora geral Francisca Carvalho ressaltou que a escola deve ser lúdica como papel de interação social.

O programa Mais Educação passou a ser desenvolvido no município de Tuntum no ano de 2010 com um número pequeno de escolas participantes, hoje, graças ao sucesso já são 25 unidades escolares. O programa que foi criado pelo Ministério da Educação (Mec) tem sido vital para fomentar no corpo discente da rede municipal um aprendizado extra, principalmente, do conhecimento das artes e da cultura, fortalecendo o aprendizado e desenvolvendo talentos.

ESCOLAS PARTICIPANTES

Maria da Salete Carvalho Coelho
Professora Gilsa Léda
Santa Clara
Terezinha Almeida Pereira
Colégio José Teixeira
Complexo Educacional
Maria Secretaria
Isabel Cafeteira
Antonio Moreira Lucena
Manoel Valente Figueiredo
Raimundo Alexandre Costa
Raimundo Joaquim da Cunha
Luis Coelho
Maria do Socorro Alencar Saraiva
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário