.

.
.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Juiz e promotor da Comarca de Tuntum tiram dúvidas e esclarecem os principais questionamentos da Lei Eleitoral aos pré-candidatos


A manhã no auditório da Casa da Justiça de Tuntum foi de explicações do juiz Edmílson da Costa Lima e do promotor de justiça Francisco de Assis da Silva Júnior, para uma platéia formada por pré-candidatos a vereador e prefeito dos municípios de Tuntum e Santa Filomena. 
Com o auxílio de um projetor de imagem os pontos mais complexos da Legislação Eleitoral, quase que passo a passo foram explicados, entre os assuntos elencados foram destacados: certidões, elegibilidade, formação escolar, desincompatibilização, proposta de governo, convenções, propaganda extemporânea etc.

Os temas mais pertinentes foram abordados com maior profundidade, causando em dados momentos alguns debates. Sobre o tema proposta de governo, por exemplo, o juiz Edmilson da Costa advertiu que os candidatos evitassem de enviar meia lauda com o conteúdo de suas propostas, às vezes redigido de forma genérica. Em se tratando de inelegibilidade, assunto que despertou muito interesse dos presentes, foi aconselhado que a fiscalização viesse dos próprios candidatos, e que não acontecesse de forma leviana.

O papel da imprensa não foi esquecido, principalmente dos blogs, que segundo a visão do juiz terão que ser mais imparciais. O assunto despertou o blogueiro Pedro Jorge Melo, titular do blog Tuntum News, que foi mais a fundo sobre a postura a ser tomada por esses veículos no decorrer do processo, no quesito jornalismo e propaganda. Chamou muita atenção uma das falas do promotor Francisco de Assis, quando ele fez referência às convenções que se sucederão. Ele disse que as mesmas terão que ser, por lei, direcionada para os membros dos partidos (candidatos e filiados), fato que nem sempre acontece, sendo o convite estendido, às vezes, a toda população, o que pode configurar propaganda extemporânea.
Antes de concluir, ele alertou para a quantidade do número de mulheres em cada partido ou coligação, pedindo posteriormente a elas maior efetividade na campanha. Advertiu, ainda, para os gastos excessivos na pré-campanha. Antes da finalização do produtivo encontro os pré-candidatos puderam fazer suas perguntas e tirar as dúvidas que ficaram.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário