.

.
.

sábado, 29 de outubro de 2016

OUTUBRO ROSA: Centro de Imagem e Secretaria de Saúde promovem caminhada e palestra de conscientização sobre o câncer de mama


O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama e antes do encerramento da campanha que acontece em todo Brasil,  o Centro de Imagem em parceria com Secretaria Municipal de Saúde promoveram, ontem (28), a I Caminhada Outubro Rosa, realizada a partir da orla do Balneário da Tiúba (Piscinão) até ao Centro de Imagem, local onde aconteceu a palestra, ministrada pelo médico radiologista Evandro Abreu.
Daniella Cunha, Fernando Gama, Dr. Tema, Bento e Rawlley Tavares 
Estiveram presentes no valoroso ato de esclarecimento cerca de 200 mulheres, o prefeito Dr. Tema, a primeira dama Daniella Jadão Cunha, o secretário de Saúde Rawlley Tavares, o diretor do Centro de Imagem, Fernando Gama, a médica Thalita Seabra, seu esposo Carlos Eduardo e funcionários.

Inicialmente usou da palavra o prefeito Dr. Tema, que relembrou o período em que o Centro ficou parado por problemas políticos. "Eu sempre disse que esse foi o maior crime na área de saúde", afirmou. O prefeito oportunamente aproveitou o momento para dá uma boa notícia a comunidade, a implantação dos serviços de endoscopia digestiva e colonoscopia (exame que diagnostica o câncer no intestino) para o início de 2017, sendo na ocasião prontamente aplaudido.

A primeira dama Daniella Cunha, a título de exemplo, explanou um recente caso de câncer de mama ocorrido na cidade de Presidente Dutra com uma jovem de pouco mais de 25 anos, enfatizando que a doença, mesmo de forma rara, pode aparecer em pessoas bem mais jovens.

O secretário de Saúde, Rawlley Tavares, um dos promotores do evento, saudou todas as mulheres presentes em nome de sua mãe Maria Rita, vítima de um câncer na mama. Tavares alertou sobre a boa oportunidade que cada mulher tem hoje para fazer a prevenção com a disponibilidade dos recursos que o Centro de Imagem tem para oferecer.
Delsina Santos Castro
Bem antes de iniciar a palestra, o médico Evandro Abreu  disse que não há em todo Maranhão um serviço tão organizado de estrutura como o de Tuntum. "Em todo estado não tem um serviço público tão organizado e estruturado como esse de Tuntum", afirmou. Com o apoio didático de um projetor de imagem, o médico radiologista com especialização na França, categoricamente disse que o câncer de mama é o que causa o maior número de mortes, e que também é mais frequente ser encontrado em mulheres mais idosas, mas pode ocorrer em mulheres mais jovens. Ele enumerou os principais riscos causadores do câncer de mama, que são: obesidade, sedentarismo, sobrepeso, consumo de bebida alcoólica, tabagismo e exposição frequente a radiações ionizante.
Sandra Célia Frade
Para a dona de casa Delsina Santos Castro, 60 anos, a palestra foi muito importante e proveitosa, que estava ali para entender melhor sobre as causas da doença. "Vim aqui só para entender melhor sobre a doença", falou. A professora Sandra Célia Frade afirmou que a iniciativa da campanha de conscientização é muito boa, porque ela faz com que as pessoas tenham conhecimento da importância da prevenção. Ela ainda alertou: " É melhor você passar pelo incômodo do exame do que descobrir de forma tardia e está com câncer".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário