.

.
.

terça-feira, 4 de abril de 2023

12 ANOS SEM JACKSON – Mês de abril é marcado pela cassação do mandato e morte do ex-governador do Maranhão

Hoje completa 12 anos do falecimento do ex-deputado, ex-prefeito de São Luís e ex-governador do Maranhão, Jackson Kleper Lago, para os mais próximos, “Doutor Jackson”. O médico responsável pela implantação e sustentação do PDT em território maranhense, ao longo de várias décadas, sem dúvida alguma, também foi responsável pelo melhor tratamento e atendimento que a classe popular maranhense teve, contra um sistema político pesado, que dominou o Estado por quase meio século.

Jackson Kleper Lago: *01/11/1934 / +04.04.2011 (Foto/Reprodução)

Convém lembrar que, dois anos antes do seu falecimento, Jackson Lago, eleito legitimamente governador do Maranhão em 2006, teve o seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A perversa manobra que culminou na tomada do cargo de chefe do Executivo estadual deu-se no primeiro momento, no dia 4 de março de 2009.

No entanto, de forma honrosa, o líder pedetista ainda resistiu pouco mais de um mês no cargo, diante do que muitos rotularam de golpe. Jackson Lago permaneceu aquartelado no Palácio dos Leões, em meio a recursos judiciais até a última “batida de martelo”, na fatídica noite de 16 de abril de 2009, quando o TSE cassou definitivamente o seu mandado de governador  e do seu vice, Pastor Porto. 

Nascido em 1 de novembro de 1934, em Pedreiras, Maranhão, além de deputado federal e secretário de saúde, Jackson foi eleito prefeito de São Luís por três ocasiões 1988, 1996 e 2000 (ocupando o cargo de 1989 a 1992; 1997 a 2000; e 2001 a 2002). Na ocasião, conquistou o título de melhor prefeito do Brasil, de acordo com pesquisa do Jornal Folha S.Paulo.

Entre frases e slogans emblemáticos que médico pedetista usou como gestor da capital maranhense, enumera-se ‘São Luís tem jeito’ e ‘Trabalho e Honestidade”. Certa vez, na pré-campanha eleitoral de 1992, perguntaram ao prefeito Jackson, por que Conceição Andrade deveria ser a sua sucessora. De prontidão, o doutor respondeu: “Porque ela é honestamente, a melhor!”

Marqueteiros de plantão não perderam tempo e de imediato escolheram esse slogan para deslanchar a campanha da candidata Conceição Andrade, como candidata a prefeita de São Luís. Só tiveram o trabalho de inserir “Conceição, Conceição, a força do voto vem do coração!”. A candidata de Dr. Jackson foi eleita prefeita, aplicando goleada no “grupo dominante”, que tinha como candidato o senador João Alberto de Souza. DoHoraExtra

Nenhum comentário:

Postar um comentário