.

.
.

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Governo do Maranhão cria comitê interinstitucional com ações para a paz nas escolas

 

Escola é lugar de paz e aprendizado”. Esta foi a mensagem do governador Carlos Brandão ao assinar o decreto que cria o Comitê Estadual Interinstitucional de Proteção ao Ambiente Escolar, o Cipae. A cerimônia foi testemunhada pelo secretário da Segurança, Maurício Martins, e pela presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale.

“Instalamos o comitê com várias autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e também representantes de escolas públicas e privadas, e de todos os segmentos da sociedade. O comitê será presidido por mim, na condição de governador do Estado, e vamos aplicar ações garantindo a segurança para que os estudantes possam estar nas escolas para aprimorar conhecimentos, pois a escola é um lugar de paz e aprendizado”, declarou Carlos Brandão.

A deputada Iracema Vale reforçou que o parlamento estadual maranhense está comprometido com a difusão da cultura de paz nas escolas e que dará o suporte que for necessário, incluindo o diálogo com a sociedade e também com o trabalho legislativo.

“A criação desse comitê interinstitucional é um gesto que demonstra a preocupação do governador com o tema e essa preocupação é de todos nós. Daqui saem muitos frutos pois se convergem ideias e ações, pois quando se trabalha em conjunto se trabalha melhor”, destacou a parlamentar. 

O secretário da Segurança Maurício Martins, destacou que o trabalho das forças de segurança, especialmente da inteligência, está em andamento e conseguiu êxito nas ações já desenvolvidas, com apreensão e prisões de envolvidos em casos de ameaças às escolas. Ele frisou que desde a pronta mobilização, nenhum ataque foi realizado no estado.

“É importante a criação do comitê pois reforça as ações nas escolas. A polícia tem feito seu papel com ações preventivas com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Nos últimos dias tivemos a apreensão de envolvidos com ameaças e o Sistema de Segurança Pública trabalhou com celeridade e graças a Deus estamos tendo excelentes resultados”, explicou o secretário Maurício Martins. 

Entre as ações previstas estão eventos culturais e esportivos para mobilizar a comunidade estudantil e também campanhas que serão realizadas em diversas plataformas, incluindo as redes sociais.

O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Ricardo Duailibe, representou o Judiciário maranhense durante a reunião e ressaltou a necessidade do envolvimento das famílias com o compromisso pela cultura de paz. “É importante que não apenas professores se envolvam nesse movimento, mas principalmente os pais, como responsáveis, que devem estar juntos nesse trabalho”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário