.

.
.

terça-feira, 11 de abril de 2023

Carlos Brandão e Paulo Casé se reúnem com ministro Wellington Dias em Brasília

 

Para tratar sobre a ampliação das ações socioassistenciais de atendimento às famílias e municípios afetados pelas chuvas, o governador Carlos Brandao e o secretário do Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé, participaram de reunião em Brasília, nesta segunda-feira (10), com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.

Dentre as ações estão recursos para o aluguel social, criação de um auxílio para recuperação habitacional ou compra de equipamentos e o projeto do Plano de Drenagem da Bacia do Mearim.

“Esperamos que, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social, a drenagem da bacia do Mearim seja uma solução definitiva para as cheias. Além disso tratamos sobre programas como os Restaurantes Populares e estímulo ao empreendedorismo de famílias inscritas no CadÚnico”, informou Paulo Casé.

O governador Carlos Brandão já decretou situação de emergência em 64 municípios e a cidade de Buriticupu foi inserida em decreto de estado de calamidade.

A estimativa de liberação de recursos emergenciais através do MDS para ajudar as famílias afetadas é de R$ 30 milhões. Mais de 35 mil famílias sofrem prejuízos com as enchentes e mais de sete mil estão desabrigadas e desalojadas.

“Vamos juntar os ministérios da Integração Regional, das Cidades e do Desenvolvimento Social pra que possamos fazer um plano amplo que atenda desabrigados a curto e longo prazo, além de um projeto de atender as pessoas mais carentes”, disse o governador.

Mais de 21 mil cestas básicas foram enviadas pelo MDS, além de 34 mil litros de água e 3.450 colchões. Os restaurantes populares dos municípios atingidos estão ampliando a oferta de refeições no modelo híbrido (distribuição de quentinhas) e contarão também com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para ajudar no fornecimento.

Para o ministro Wellington Dias, “há a necessidade de um trabalho integrado além de propostas de curto, médio e longo prazo para que possa ter uma solução”. Com informações do Rogério Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário