.

.
.

terça-feira, 9 de abril de 2024

Deputados do Maranhão são cassados pelo TRE

 

Os deputados estaduais Fernando Braide e Wellington do Curso foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, após a conclusão do julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por fraude à cota de gênero contra o Partido Social Cristão (PSC).

O julgamento do processo terminou com uma votação de 5 a 2, resultando na cassação de todos os votos da chapa do partido nas eleições de 2022, o que levou à perda dos mandatos de Braide e do Curso.

Atualmente, Fernando Braide é filiado ao PSD, enquanto Wellington do Curso integra o partido Novo. No entanto, como os parlamentares foram eleitos pelo PSC, a decisão do TRE afeta o mandato de ambos.

A fraude foi relacionada a duas candidatas consideradas laranjas, Claudia Guilhermina e Vitória Gabriela, conforme concluído pelo julgamento.

O processo enfrentou adiamentos devido a ações como pedidos de vista, que adiaram a votação. No entanto, na semana passada, quando o julgamento estava em andamento, a maioria votou pela cassação dos deputados. Informações do Portal do Maranhão.

Na terça-feira, o juiz eleitoral Tarcísio Araújo apresentou um voto favorável à improcedência da ação, nos termos do voto do relator, desembargador José Gonçalo Filho. Por outro lado, o juiz eleitoral Rodrigo Maia votou pela cassação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário