.

.
.

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Polícia Federal Recaptura Fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró

 


Na tarde desta quinta-feira (4), a Polícia Federal anunciou com sucesso a recaptura de dois detentos que haviam fugido da Penitenciária Federal de Mossoró, localizada no Rio Grande do Norte. Rogério da Silva Mendonça, 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, foram localizados em Marabá, no Pará, a uma distância aproximada de 1.600 km da cidade onde estavam detidos.

Os dois indivíduos, integrantes do Comando Vermelho, uma facção criminosa do Rio de Janeiro, escaparam da prisão em 14 de fevereiro e permaneceram foragidos por um período de 50 dias. Originários do Acre, estavam encarcerados na penitenciária potiguar desde setembro de 2023. A fuga ocorreu através da abertura de um buraco atrás de uma luminária na prisão, seguida pelo corte de duas cercas de arame utilizando ferramentas provenientes de uma obra em curso nas instalações.

Durante o período em que estiveram foragidos, os fugitivos mantiveram uma família como refém, foram avistados por moradores de diversas comunidades, se esconderam em uma propriedade rural e ainda agrediram um indivíduo na zona rural de Baraúna. As investigações indicam possíveis colaborações de membros do Comando Vermelho durante o período em que estiveram evadidos.

O Ministério da Justiça reconheceu falhas nos procedimentos de segurança, descartando, porém, qualquer envolvimento de corrupção por parte dos agentes. Um relatório da corregedoria-geral da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) apontou falhas nos protocolos de segurança carcerária, incluindo a ausência de revistas nas celas dos fugitivos por um período mínimo de 30 dias, resultando na abertura de investigações contra dez servidores.

 

Esta fuga representa o primeiro incidente desse tipo registrado desde a criação do sistema penitenciário federal, em 2006. A operação de recaptura mobilizou mais de 600 policiais, incluindo cem da Força Nacional, com utilização de helicópteros e drones. Apesar dos esforços intensivos, os fugitivos conseguiram cruzar a fronteira do Rio Grande Norte, resultando em um custo operacional de quase R$ 2 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário