.

.
.

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Ex-deputada federal é presa por corrupção e lavagem de dinheiro

 


A ex-deputada federal pelo Rio de Janeiro Almerinda Filgueiras de Carvalho foi presa pela Polícia Federal nesta segunda-feira (1º/4). A prisão foi efetuada na cidade de São João de Meriti (RJ), na Baixada Fluminense. 

A presa, de 72 anos e nascida no Rio de Janeiro, ocupa atualmente o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na Prefeitura de São João de Meriti. Ela foi condenada pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e estava foragida da Justiça.

Segundo a PF, a prisão decorre de investigações que remetem ao ano de 2006, quando a corporação deflagrou a Operação Sanguessuga (Máfia das Ambulâncias), para desarticular um grupo criminoso formado por parlamentares e empresários, o qual fraudava licitações para aquisição de ambulâncias em prefeituras de, ao menos, 20 estados brasileiros. 

A partir de informações de inteligência, policiais federais do Grupo de Capturas do Núcleo de Operações da Delegacia da PF em Nova Iguaçu (RJ) localizaram a ex-deputada na secretaria municipal, onde foi dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva. A decisão condenatória foi expedida pela 7° Vara da Seção da Justiça Federal em Mato Grosso, em 25 de março de 2024.

Após a formalização da prisão, a mulher foi levada à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu para os procedimentos de praxe, de onde será encaminhada ao Instituto Médico Legal para a realização de exame de corpo de delito, e posteriormente irá para o sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ela deve cumprir pena de nove anos de reclusão pelos crimes cometidos. Do Metrópolis 


Nenhum comentário:

Postar um comentário