.

.
.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tuntum 57 anos, uma crônica de vida anunciada...



(*) Emerson Araújo

Nesta próxima quarta-feira vindoura (12), a cidade de Tuntum
completa 57 anos de emancipação política e administrativa no centro sul maranhense.

Sem fazer nenhuma referência negativa a este aniversário por razões diversas me ponho a dedilhar os melhores dias desta pequena cidade de 40 mil habitantes de abnegados e heróis não mortos. E os melhores dias me invadem a memória da  infância/adolescência quando vinha aportar aqui em época de férias e festas magistrais. Tempo de pomares  nos quintais e matinês de fim de tarde nos poucos casarões da Rua São Raimundo. Tuntum posta soberda em suas ruas escuras antes da meia noite, nos suspiros velados de vaga-lumes a apontar o horizonte das suas mais tenras veredas, becos sem asfaltos, calçadas livres a ouvirem o tempo de inverno rigoroso que se foi.
Deve se reconhecer, também,  que Tuntum se estendeu no tempo. E nestes 57 anos a cidade ganhou ares de princesa do médio mearim não pelas suas incapacidades e nem pelos seus retratos de paredes postulando a antiga catedral de São Raimundo e seus afrescos neoclássicos rompidos pela ignorância histórica de quem não teve sensibilidade artística, não teve nenhuma sensibilidade. Tuntum nestes anos todos ungiu  os seus moradores diversos, vindos das paisagens cearenses, pernambucanas, paraibanas, piauienses e outras tantas que aqui não moldaram apenas sonhos, mas construíram um jeito sólido de viver diante de interpéries tantas.
Mas Tuntum neste 12 de setembro pulsa ainda como nos idos anteriores dos anos cinquenta, buscando reabilitar o velho riacho em condição de esgoto, o antigo caminho do brejo do caboclo, a grama tosca do  antigo campo de futebol que se repartia entre vacas e porcos lamacentos para receber seu o melhor presente, a esperança sem ares de utopia ou fantasia sublime de crônica passadista. E como num sopro, ressurgindo os seus heróis vivo que primam pelo progresso e pelo pão de cada dia em cada mesa posta nos lares das suas vilas e dos seus povoados além do horizonte tremulam em bandeirinhas amarelas: Tuntum 57 anos, uma crônica de vida anunciada...

(*) Emerson Araújo é natural de Tuntum/MA.

Fotos: Arquivos Google

2 comentários:

  1. CHICO CUNHA DEIXA ESSA ROSEANA SARNEY PARA LÁ, VEM DA UM APOIO MORAL PARA O SEU PRIMO TEMA, DO LADO DE LÁ, NÃO TEM FUTURO NÃO,É CONHECIDO COMO O LADO DA PESEGUIÇÃO, VAMOS TODOS NOS PARA O TEMA - 40, QUEREMOS O CHICO CUNHA NO COMICIO DE ENCERRAMENTO DO TEMA, VAI SER NA PRAÇA DO CENTRO, CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS DO 40.

    TEMA - 40

    TEMA - 40

    ResponderExcluir
  2. Atentado terrorista ao Word Trade Center completa 11 anos

    terça-feira, 11 de setembro de 2012







    Há exatamente onze anos o mundo presenciava de forma perplexa o desabamento das famosas Torres Gêmeas, o Word Trade Center, após os choques consecutivos de dois aviões comerciais. Não se tratava de um mero acidente aéreo, o que muitos podem ter pensado após o choque do primeiro avião, mas sim da execução de um plano encabeçado por Osama Bin Laden. Somando-se os dois ataques às Torres, ao ataque ao Pentágono e ao avião que caiu na Pensilvânia no mesmo dia, quase três mil pessoas morreram. Desde aquela manhã de 11 de setembro de 2001, não apenas a história dos Estados Unidos, mas a de todo o mundo, nunca mais seria a mesma.

    ResponderExcluir