.

.
.

domingo, 21 de outubro de 2012

Tuntum em Retalho

3ª Parte
José Remy Alves e Silva


Em 1959, são  eleitos em Tuntum pelo sufrágio os seguintes Vereadores: Jose Costa Carvalho (Deco), Antonio Fernandes de Souza, Marinho Goncalves de Moraes, Edésio Gomes Fialho, Belchor Carvalho Costa, Adão Gomes da Costa, Joao Patrício Gomes, Jose Pereira da Silva e Astolfo Seabra de Carvalho que foi o primeiro presidente da Câmara e Prefeito em exercício, dirigiu o Município  por aproximadamente um ano até que se resolvesse a querela eleitoral entre Manoel Valente  candidato da UDN apoiado por Manoel Gomes “Deputado Estadual”  e Pedro Braga “Deputado Federal”  e Ariston Léda  candidato do PSB apoiado pelo Deputado Ariston Costa “Deputado Estadual” e Eurico Ribeiro “Deputados Federal”. Seabra, instala em Tuntum duas unidades geradora de energia elétrica “dois grupos geradores MWM-KD-12 com a capacidade de 50 kVA cada” e os munícipes passam a dispor de energia elétrica  das 18:00 as 22:00h, dando descanso aos velhos candeeiros, lamparinas, lampiões  e os jantares românticos a luz de vela. Operavam essas Unidades Termoelétricas os mecânicos: Elias Matos “o mestre Elias” (chefe do parque energético),  Raimundo Dó e Tonheira.
Em 1973, Tuntum e o Maranhão  passa a ter uma geração de energia elétrica de qualidade com a inauguração da usina hidrelétrica de Boa Esperança, com isso apagam-se de vez as lamparinas, candeeiros e  alguns colégios passam a funcionar no período noturno, que foi o caso, do Colégio Comercial e Ginásio Bandeirante.
Em 1974, Tuntum ganha duas salas de cinema a sétima arte chega através do: Coletor Estadual Yoná Pacheco – Canecão, e do grande empreendedor Frei Dionísio Guerra com o Canequinho.
Em 1963, é a vez da família Teixeira instala-se em Tuntum, capitaneada pelo patriarca José Teixeira,  oriundos da cidade  de Água Branca, no estado do Piauí, grandes empreendedores no ramo do agronegócio e do transporte de superfície. Seu filho, Bento Teixeira, implanta a primeira empresa de ônibus (ônibus modernos com bancos revestidos em veludo e reclináveis) local, ligando Tuntum a Teresina  capital do Estado do Piauí. Mais tarde, Bento se envereda pela política partidária elege-se Prefeito, foi  durante sua gestão frente ao executivo municipal que o Governo Federal pois em prática o projeto hidroagrícola da construção de uma barragem na confluência dos rios Mearim e Flores, com isso Tuntum perde uma quantidade significativa de seu território e Bento Teixeira perdeu uma oportunidade de OURO, de barganhar “exigir” da SPEVEA, SUDENE, SUDAM e DNOS em troca desse território que ficou submerso a construção  as suas expensas de uma cidade hortifrutigranjeiro, uma estação de tratamento de água com adutoras e bombeamento de água para sede do município por um período de 50 anos.  Tuntum sempre foi marcada pelo bipartidarismo, a cidade não é regida por partidos políticos tradicionais, os partidos são COBRAS e LABIGOS, essa denominação aconteceu na decada de 70.  Bento Teixeira e Hélio Araújo, eram correligionários politicos e com o raxa entre os dois  e por ser Helio Araújo um cidadão pacato de fala mansa,  tranquilo, o seu opositor Bento Teixeira,  passa a alertar  seus eleitores e correligionários  quanto a postura do oponente “cuidado com o HÉLIO, aquele jeito pacato é só a casca! Aquilo, é uma cobra mansa”, depois desse episodio os opositores passaram a chamá-lo de COBRA. Quanto aos Labigós, a denominacão também aconteceu na decada de 70, José Uruçu, era prefeito e Luiz Gonzaga da Cunha seu antecessor, em pleno período de excessão, “ditadura militar”, invade a prefeitura, apodera-se do paço municipal e bani na marra seu sucessor José Uruçu, repetindo tudo que o Deputado Ariston Costa havia lhe feito antes que era ter na marra o controle do municipio.
Solidários a Zé Uruçu, José Justino e Silva “Zé da Mata” José Corelo, Osvaldo Correa Lima, Inocência Uruçu, Maroca, Júlio do Nascimento Dantas, Raimundo Lourenco  e outros vereadores  buscam apoio em São Luis, junto ao Governador Pedro Neiva de Santana, onde o mesmo ciente dos fatos, pede o apoio ao Presidente da assembléia legislativa do estado o deputado  estadual Manoel Gomes e ao deputado federal Eurico Ribeiro para que eles entervenham e convença Luiz Gonzaga a abondanar as instalações do executivo e reempossar  Zé Uruçu ao cargo de Prefeito, (a praça São Francisco virou um front, desfilavas pelas calçadas homens das duas alas armados e temidos pela população a saber: Os Arapuás, Bandeiras, Paraibanos, Juas, Carvalhos, Torres, Alagoanos, Bastos  etc. E o cangaço foi armado e se aglomeravam em todo quadrilatero próximo a Prefeitura , Chico Uruçu vai a Sao Luis e traz a  policia militar  comandada pelo então Sargento Macedo, com a presença desses militares fortemente armados os animos foram acalmados. O clima tenso era quebrado pelas inconfundiveis gargalhadas de Fernando Caroço, que se assemelha hoje as risadas do Bira baixista  do talk show Jó Soares da Globo), cumprido a determinação do governador, “a reunião para tratar desse evento deu-se em Presidente Dutra, no cartório do Olavo Sampaio, onde foi lavrado pelo Advogado James Calado representando a OAB/TRE o termo de reintegraçao e esse feito teve o apoio  do rábula Joaquin Elias.” Zé Uruçu, investi-se novamente de prefeito e começa o foguetório na calçada do João Pinheiro com o Coletor estudual José COSTA filho, casado com a neta do prefeito (Edivanda)   que ovacionava “morreu labigó” e ao ser indagado porque labigó, Costa foi enfático e respondeu na bucha, ora se Uruçu é uma abelha o único animal que quer exterminar abelha é labigó, daí então os opositores dos cobras passaram a ser chamados de Labigó. Vale salientar, que Bento Teixeira e Manoel Valente (sogro de Hélio), receberam  das mãos do Presidente da República General João Batista de Oliveira Figueiredo o título de maiores produtores de arroz do Maranhão.
Na década de 80, Tuntum, entra na era das comunicações, com o prefeito Luiz Coelho Batista “Luisão” , que implanta uma repetidora de televisão e um posto telefônico da Telma – Telecomunicações do Maranhão, seguidamente as residências passam a receber telefones convencionais e com este feito Tuntum sai do isolamento e integra-se aos meios de comunicação através das ondas eletromagnéticas. Luisão pavimentou a cidade  toda com pedras e foi o prefeito que mais investiu em saneamento básico, a Caema – companhia de água e esgoto do maranhão  foi instalada em Tuntum durante o seu governo...
 
FONTE: IBGE, ICA, IGHMA, ODILO CRUZ (SEU DODÔ), JOSÉ COSTA CARVALHO (DECO), PAULO ANDRADE, DIONISIO  BENVINDA, SR PEDROCA. PROF. JEAN

7 comentários:

  1. Que história linda, resgatando história do município de Tuntum, minha terra natal.Ouvi muito o meu pai (Augusto Carreiro Varão)conhecido na região por ZUZÚ, que na época morava em São Joaquim dos Melos, falando sobre essas pessoas eleitas em 1959.

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizar em primeiro lugar ao Sr José Remy por esta rica e linda trajetória escrita de Tuntum, ao jovem Deusimar pelo espaço dedicado no seu blog.
    Essa história de como surgiu a nossa Tuntum tem que fazer parte do curriculo escolar em tuntum, essa riqueza não pode se perder no tempo. GESSÉ FONTES

    ResponderExcluir
  3. Ostentação e arrogância derrubam o prefeito Gildásio de Poção de Pedras

    22/10/2012 16h40Tweet
    Comente






    Gildásio Silva.

    A prepotência, ostentação, arrogância e falta de consideração com os que favoreceram seu sucesso na vida fez com que o prefeito de Poção de Pedras, Gildásio Silva (PSDB), fosse derrotado nas eleições pelo empresário Augusto Inácio Filho, o “Júnior Cascarias” (PRB), com uma diferença esmagadora de 1518 votos.

    O prefeito e candidato derrotado à reeleição, já foi alvo de graves denúncias, a exemplo, que prefeitos maranhenses estavam chegando aos municípios a bordo de helicópteros, e Gildásio Silva, de Poção de Pedras, teria gostado tanto do novo meio de transporte que teria adquirido uma aeronave deste tipo por cerca de R$ 1,5 milhão.

    A ostentação foi confirmada pelo blog “Poção de Pedras Quem Ama Curte”, denunciando que logo nos primeiros três meses de mandato, Gildásio visitava o município a bordo de um helicóptero e desfilava em carrões importados, quadriciclo e teria comprado a casa mais cara avaliada pelo mercado imobiliário da cidade.


    ResponderExcluir
  4. Alquem ja ouvio falar de António Ferreira , na época conhecido como Ferreira fogoio , diz que ele ajudou a proteger a mulher do prefeito luiz Gonzaga na epoca da ditadura

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de ver a primeira é segunda parte desse documento.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de ver a primeira é segunda parte desse documento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digite em pesquisa, do lado direito, e escreva o título Tuntum em retalhos, logo aparecerá as outras partes. Valeu!

      Excluir