quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Maranhão tem o maior número de cidades para não se viver bem



Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Foto: Reprodução
Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Foto: Reprodução

O quadro acima mostra as 20 piores cidades maranhenses com a pior qualidade de vida do nosso Estado. O levantamento foi feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e mostra os índices de desenvolvimento sociai das 5.565 cidades brasileiras.
Como se observa no triste cenário a que concluiu a entidade, tomando por base geração de emprego, renda, Educação e Saúde, dez dos piores municípios do Maranhão não apresentam nenhum índice no iten geração de emprego, confirindo de baixo pra cima as 20 cidades no quadro.
Para que se tenha idéia do quadro de miséria das nossas cidades, dos 5.565 municípios, os 20 piores em qualidade de vida no Maranhão chegam quase em último lugar no ranking nacional. Amarante do Maranhão, como não poderia deixar de ser, ocupa a última posição.
As 20 melhores cidades maranhenses para se viver bem ainda estão distantes entre as 200 do país com qualidade de vida mais razoável. São Luís, por exemplo, que é a nossa capital, aparece apenas na 464ª posição. Que vergonha!
Veja no link o rank do Maranhão completo
http://www.luiscardoso.com.br/wp-content/uploads/2012/12/IFDM-Maranhao.xlsx 

3 comentários:

  1. Tuntum está sem classificação no IFDM ( Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal)consolidado de 2010 devido à nota zero no indicador Emprego & Renda.
    No indicador Educação, Tuntum é o 4904º nacional e o 153º estadual.
    No indicador Saúde, Tuntum é o 2090º nacional e o 5º estadual, a melhar posição já obtida pelo município.
    Confira no site http://www.firjan.org.br/ifdm/ a evolução destes índices que, desde o ano 2000, mostram o que vem sendo feito nos municípios brasileiros em benefício da população a partir destes 3 indicadores.

    ResponderExcluir
  2. Me sinto envergonhado ver minha Cidade de Tuntum/MA, dentro das 20 piores do Maranhão, é de lascar que VERGONHA.

    ResponderExcluir
  3. Vergonha é pouco,povo que vive de de puxa saco não vai longe ,os gestores que entram delapidam o tudo que entra de verba.É a cara da pobreza mesmo,mas acidade é boa os gestores quesão péssimos.Muda T2.

    ResponderExcluir