.

.
.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Editorial: Por uma Câmara de Vereadores organizada e propositiva


Do Bate Tuntum
Enquanto o poder executivo em  Tuntum caminha a passos largos na busca da efetivação de políticas públicas coerentes para a cidade comandado pelo Prefeito Cleomar Tema e soluções urgentes para as suas demandas,   a Câmara de Vereadores do município vive na contra mão da história  sem ter  atuação parlamentar positiva e propositiva para atender as demandas dos eleitores que alçaram ao poder legislativo mulheres e homens da cidade.
O blá, blá, blá da oposição

A oposição política em Tuntum continua com seu discurso enfadonho e repetitivo tendo a frente o destemperado vereador Josivan Bílio que modelou a sua atuação parlamentar no denuncismo vazio contra o mandatário da cidade de quem já foi discípulo político de primeira ordem. Dizem nas rodas políticas da cidade que o vereador está roendo a corda pelos interesses contrariados por conta da instabilidade emocional e as contradições políticas que giram em torno da sua personalidade. Os eleitores do vereador que deixou de ser sem terra, terrorista para ser um recadeiro do PT sarneisista contra o Dr. Tema já andam arrependidos pela falta de consistência de atuação parlamentar do edil.

Quanto aos outros vereadores opositores ao Prefeito Municipal a prática do denuncismo vazio e a apresentação de projetos sem consistência para a cidade tem sido  uma constante da atuação parlamentar destes senhores que não parecem  viver em Tuntum e sim em outro planeta.

A falta de ânimo dos vereadores da situação

Com  a exceção  às vezes do líder do governo  Marcos do Carlito que tem se revezado na tribuna para defender o prefeito Cleomar Tema  o restante da bancada governista tem sofrido do mal do desânimo e das omissões ao silenciarem diante dos ataques gratuitos da oposição do blá, blá, blá e da ausência de requerimentos  com os pleitos reais  para as comunidades que o elegeram.

Por uma Câmara de Vereadores organizada e propositiva

A Câmara de Vereadores de Tuntum não difere de outros poderes legislativos municipais do país a fora na falta  de organização administrativa e na  improvisação do  rito parlamentar sem disciplina.

Uma Câmara de Vereadores organizada e propositiva urge no contexto político   através de ações simples e eficazes como: criação de um banco de dados de requerimentos, projetos, leis e outros documentos, assessorias parlamentares especializadas, assessoria de comunicação profissional e habilitada e uma constante formação dos edis para a atuação parlamentar  eficaz e adequada tudo feito dentro da legalidade e dos princípios básicos da administração pública.

Para que isso venha a acontecer de maneira que se possa capitanear bons resultados é fundamental que a Presidência da Casa Legislativa seja mais atuante e que conheça o manejo da atuação parlamentar sem atropelar na linguagem e no rito.

3 comentários:

  1. Primeira dama de Santo Antônio dos Lopes ganha apoios para 2014
    Política 27-05-2013 às 15:39

    Comente



    Ana MendoncaAna Mendonça, primeira dama de Santo Antônio dos Lopes, desponta hoje como uma das mais fortes candidatas a uma vaga na Assembleia Legislativa na eleição de 2014.

    Bem articulada, ao que tudo indica, a esposa do prefeito Eunélio se consolida como a candidata que terá o maior volume de apoios de diversos gestores e ex-gestores daquela região.

    Mãe de Manoel Neto e Eunélio Filho, Ana Mendonça trabalha ao lado do marido no avanço e nas busca de soluções para sua cidade. E pretende levar essa experiência para ajudar a região através de mandato parlamentar.

    Hoje ela reúne amigos e parentes para a comemoração de mais um ano de vida. O titular do blog que é amigo do casal lhe deseja felicidades.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, Lobão, a Câmara de Vereadores de Tuntum com este presidente sem competência e chantagista, nesta legislatura, não vai muito longe não. Diante disso, é preciso que um novo presidente seja posto para encaminhar as propostas do Prefeito sem atropelos e chantagens. Nomes como Marcos do Carlito, Arteniza do Alan e Soraya Moreira Cruz são nomes importantes para a próxima presidência.

    ResponderExcluir
  3. Caro blogueiro,
    Inicialmente gostaria de pedir um favor! Como eu não conheço o autor deste Editorial sugiro que peça a ele que faça um curso de pontuação. Tive uma dificuldade enorme para compreender o texto, em face da inexistencia de pontuação adequada, principal as vírgulas. imagino que assim como eu, outras pessoas também tiveram a emsma dificuldade.
    Vamos ao que mais interessa; a Câmara de Tuntum não é diferente de muitas outras que existem neste Estado. Tudo funciona mais ou menos assim: O candidato a prefeito ajuda na eleição dos vereadores e uma vez eleitos eles defendem não o povo, o municipio mas apenas a pessoa do Prefeito.
    Pelo que entendi o escriba do "Editorial" não concorda muito com a existencia de oposição, pareceu-me que ele entende a Câmara como um clubinho de amigos onde os edis se reunem, ouvem as propostas e voltam para suas casa felizes. Todavia não é assim; a Câmara é um espaço político que funciona como desaguadouro das insatisfaçõese e desejos da população. Portanto, em face da pluralidade as divergencias sempre existirão.
    A existencia de oposição é saudável a qualquer democracia. Em Tuntum pode até está ocorrendo equívocos, destempero, falta de propostas consistentes... mas que é importante o papel da opisição não tenho dúvidas.
    Como se faz uma Câmara "propositiva"? Será que ser esta idéia surgiu apenas em função das críticas feitas ao Alcaíde?
    Concordo em gênero, número e grau que deve haver propostas, destarte estou pleno convencido de que as críticas são uma demonstração de independencia, que se contrapõe ao eterno servilismo dos edis.

    ResponderExcluir