O presidente da Assembleia Arnaldo Melo quer ser governador de qualquer jeito
O presidente da Assembleia Arnaldo Melo quer ser governador de qualquer jeito
Derrotado nas eleições na condição de candidato a vice-governador de Edinho Lobão, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, alimenta o sonho de virar governador com uma possível renúncia da governadora Roseana Sarney, antes de 31 de dezembro, nem que para isso tenha que aplicar um “golpe” contrariando a Constituição Federal e até mesmo a do Estado.
Sem os 25 votos necessários para aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional que permitiria, no caso da renúncia de Roseana, uma eleição indireta para governador diminuindo de trinta para dez dias o prazo para a convocação de uma nova eleição,  Melo tenta agora aprovar um Projeto de Lei  que lhe garante o trono dos Leões sem a necessidade de uma eleição indireta em caso de renúncia de Roseana a menos de trinta dias para o fim do mandato.
No caso do Projeto de Lei, ele só precisaria de uma maioria simples dos  presentes em plenário, cujo o quórum mínimo é de seis deputados, o que seria aprovado facilmente, e estaria dado o golpe sem a necessidade de modificar a Constituição, mesmo modificando-a.
Ou seja: aprovam um Projeto de Lei, que na verdade altera a Constituição para atender o seu desejo pessoal, revelando que a leis do Estado não servem para atender aos anseios da sociedade, mas aos interesses políticos do grupo que domina o Maranhão por mais de 40 anos.
Não são eles que devem seguir à Lei, mas a Lei que deve segui-los!
O mais interessante é que alguns deputados adeptos do golpe entendem que mesmo que a sociedade condene mais esse escândalo, não significa que ela vá condená-los nas próximas eleições.
- Se fosse assim vários deputados federais e governadores não seriam reeleitos mesmo depois de serem até presos pela Polícia Federal durante suas operações no combate à corrupção – disse um deputado à boca pequena para que o seu nome não fosse revelado.
Um bom exemplo é a recente eleição ao governo do Amapá, com apoio de Sarney, do pedetista  Waldez Góes , que em 2010 quando exercia o segundo mandato à frente do Estado foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Mãos Limpas.
O risco é o golpe ser barrado na Justiça, e Arnaldo Melo que teria que renunciar o mandato de deputado para assumir o governo biônico, ficar sem nenhum mandato e acompanhar Roseana Sarney no limbo da história.
O Projeto de Lei que permite o golpe é de autoria do deputado Alexandre Almeida, já  publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa, que tomou coragem para apresentá-lo depois que Melo prometeu elegê-lo presidente da AL até fevereiro de 2015, quando inicia uma nova Legislatura e terá eleição para a mesa diretora.
O que Almeida talvez não saiba é que a mesma promessa foi feita para os deputados César Pires, Rogério Cafeteira e Carlos Alberto Milhomem.
É golpe em cima de golpe…