.

.
.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Superintendente garante que Crédito Fundiário dará total atenção a política agrícola de Tuntum.


O superintendente de Reordenamento Agrário e Desenvolvimento Territorial do Crédito Fundiário, Valdiná Barros, voltou a visitar Tuntum e a mostrar o saldo positivo dos investimentos que o Governo do Estado está fazendo, particularmente no município de Tuntum que teve recentemente R$ 700.000,00 liberados em 10 projetos já aprovados, recursos que serão destinados a implantação de projetos na área de agricultura familiar. 
Diante de um público específico, constituído por agricultores, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o superintendente deu uma mini aula sobre parceria entre município e estado na captação de recursos e demonstrando com segurança que mais investimentos serão aplicados por conta do bom momento político. "Vivemos um momento extraordinário. Vocês de Tuntum estão tendo o governo municipal, estadual e federal a favor de vocês", disse.

Na continuidade de sua explanação, Valdiná pediu que a secretaria de Agricultura se empenhasse em fazer todo o levantamento de produtores rurais que ainda não tem casas, pois o Governo Federal irá liberar de imediato a construções de 3 milhões de novas casas pelo programa Minha Casa Minha Vida, e que Tuntum com o empenho do Crédito Fundiário iria ser contemplado. Durante seu pronunciamento, ele deixou com clareza que Tuntum terá apoio integral do Crédito Fundiário para desenvolver uma forte política de atenção ao homem do campo.

O secretário de Agricultura, Antonio Durval, o Dora, relatou o empenho da pasta em desenvolver projetos em benefícios das associações e áreas de assentamentos, além da firme parceria que tem a secretaria com o Crédito Fundiário para fomentar desenvolvimento ao município. Dora falou da vontade de trabalhar de muitos maranhenses ao deixar sua terra em busca de trabalho em outros estados, mas destacou que essa antiga situação está mudando com o novo governo.

Falando em resultados, o secretario Executivo Paulo Duarte, o Paulão, apresentou números, exemplificando o povoado Cigana que está recebendo 117 matrizes de ovelhas, assim como também o povoado Mato Verde. Segundo ele, a mesma política de fortalecimento a agricultura e a pecuária será levada a todas as áreas do município, principalmente as de assentamento.

Discorreu sobre o apoio ao pequeno agricultor, o secretario de Educação Antonio dos Reis Barros Teixeira, ele disse que sua pasta vem fazendo um trabalho na aquisição dos produtos produzidos pela agricultura familiar. Para o presidente da Associação dos Pequenos Lavradores do Povoado Tabocal, localizado as margens da BR 226, área da extinta fábrica de álcool OLS, Oseias Pereira Lima, o encontro com o superintendente foi muito proveitoso no sentido de receberem as garantias de que a área que invadiram em 2013 será desapropriada e entregue as 470 famílias. Oseias ainda recebeu a promessa de que o governo irá fazer um grande investimento em infraestrutura no local com a construção de casas, implantação de sistema de abastecimento de água e energia.
Valdiná ladeado por agricultores
Participaram também do encontro o secretario de Finanças Maurício Seabra, que na oportunidade representou o prefeito Dr. Tema que está viajando, o vice-prefeito Ciro Ricardo, o secretário de Esporte e Lazer, Francisco Nascimento, o Chiquinho, o vereador Marcus Cunha, Wagner da Argep, o assessor Especial da Prefeitura, Cícero Milhomem, a assistente social Marinete Freitas, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Orleandy Vieira Cruz, o mestre de cerimônia Almir Lacerda Frade e agricultores.
Almir Lacerda
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário