segunda-feira, 15 de abril de 2019

Eleições para prefeitos e vereador podem ser adiadas para 2022




Do site do Elias Lacerda – As eleições municipais previstas para acontecer no próximo ano podem ser adiadas para 2022. Uma PEC- Proposta de Emenda a Constituição – está sendo discutida no Congresso Nacional e pode adiar as eleições do próximo ano prorrogando assim o mandato dos atuais prefeitos e vereadores de todo o país por mais dois anos.

A discussão sobre a mudança ganhou muita força na semana passada em Brasília, mais precisamente na quarta-feira, dia 10, durante a Marcha dos Prefeitos. O assunto foi um dos temas mais abordados.

Em conversa por telefone com o jornalista Elias Lacerda, o presidente da Federação dos Municípios Maranhense (FAMEM), Erlànio Xavier (PDT), prefeito de Igarapé Grande, afirmou que a PEC tem como objetivo unificar as eleições em 2022, acabando assim com o cansativo e oneroso sistema atual de fazer eleições de dois em dois anos.

De autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC), a PEC foi aclamada pelos prefeito em Brasília. Erlânio Xavier disse que a maioria dos deputados e senadores da bancada maranhense é a favor da mudança. “Todos os parlamentares do Maranhão que participaram da Marcha manifestaram apoio a PEC”, destacou o presidente da FAMEM.

De acordo com Erlànio, as federações de municípios de todos os estados estão trabalhando para que haja a aprovação da PEC. “O sistema atual é extremamente caro para o país. Cada eleição custa em média quase um bilhão de reais e tendo eleições de dois em dois anos sai duas vezes esse custo. Por isso a necessidade da mudança para a unificação das eleições. Estamos muito otimistas de que o Congresso aprovará a mudança unificando as eleições em 2022”, finalizou o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM).

19 comentários:

  1. Será a melhor iniciativa já tomada pelo Congresso Nacional! Pois sendo aprovada vai ser uma grande economia para o país!

    ResponderExcluir
  2. Que se dane esse presidente da Federação dos municípios. O q ele quer? Perpetuar os amiguinhos dele no puder?��

    ResponderExcluir
  3. Que se dane esse presidente da Federação dos municipios, vá tomar vergonha na cara. O que vc quer? Perpetuar seus amiguinhos no puder?

    ResponderExcluir
  4. Aí o município de Belém-PA tem mas dois ano de sofrimento quem vai gostar e o zenada

    ResponderExcluir
  5. Para o município de Ourém, o qual tem um excelente prefeito, será muito boa. Sei, no entanto, que alguns não se agradarão da idéia.

    ResponderExcluir
  6. Parabens ao congreço naçional pela iniçiativa

    ResponderExcluir
  7. Parabens ao congreço naçional pela iniçiativa

    ResponderExcluir
  8. Seria ótimo,eu sei que em muitos municípios pessoas não estão satisfeitas com seus prefeitos,mas sempre isso vai existir, então seria interessante que fosse agora

    ResponderExcluir
  9. Seria muito bom,eu sei que em alguns municípios tem pessoas insatisfeitas com seus prefeitos, mas isso sempre vai existir, então seria interessante que fosse agora

    ResponderExcluir
  10. Para nós seria péssima. Se chamaria perpetuassâo do poder.

    ResponderExcluir
  11. Para as cidades que tem bons prefeitos será muito bom agora onde os prefeitos sai ruim a população sofre muito. Só quem vai gostar e os que vive nas tetas das prefeituras esses vão adora. Mas e uma ótima idéia

    ResponderExcluir
  12. Seria muito bom ter nosso prefeito por mais tempo. Dr. Barato é exemplo de boa gestão. Só temos a ganhar.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que seria bom pelo fato da economia sabemos que é real essa questão dos gastos esse recursos podem serem investidos em educação e saúde.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com essa PEC,se e para trazer economia ao País, vale a pena o sacrifício do povo dos municípios onde tem esses péssimos gestores.AVANTE BRASIL!!
    PAULEMI de Ourém.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com essa PEC,se e para trazer economia ao País, vale a pena o sacrifício do povo dos municípios onde tem esses péssimos gestores.AVANTE BRASIL!!
    PAULEMI de Ourém.

    ResponderExcluir
  16. Se e para economizar os gastos em nosso país e uma ótima idéia.

    ResponderExcluir
  17. Para nós de Taipas do Tocantins que temos um ótimo e muito bom esse projeto.

    ResponderExcluir