.

.
.

terça-feira, 3 de março de 2015

OS DOIS MOMENTOS: prefeito Eric Costa e o deputado Rigo Teles


Os acenos, os constantes tapinhas nas costas e os alegres sorrisos do prefeito Eric Costa (PSC) parecem que já não fazem mais tanto efeito, o povo quer prática, quer resultados que surpreendam e tornem a gestão organizada e atuante, fazendo o município prosperar com um enorme canteiro de obras.
O boca a boca e supostas pesquisas encomendadas por seus adversários já denunciam índices não tão confortáveis de credibilidade e aceitação popular, um paradoxo, se comparado ao início de sua administração. Talvez o pequeno desconforto na sua aceitação não esteja diretamente ligada a execução de  obras e o modelo de administrar do jovem prefeito, mas sim, a maneira de como vem conduzindo a gestão, o que vem causando muita desorganização em alguns setores, propiciando muito falatório.
Os efeitos negativos tem ido além-mar, recentemente o blog recebeu uma denúncia vinda do exterior de uma ex-moradora do município, ela estava preocupada com a população de seu povoado que estava há quase um mês sem água potável por problemas em um poço artesiano, segundo ela, um puro descaso. A somatória de problemas que vem aparecendo e obstruindo seu trabalho podem gerar um futuro político incerto, tornando seus adversários fortes e combativos.
O certo é que o jogo já vem empolgando muita gente que antes se achava desiludido e sem forças. Com o meio retrocesso, pelo menos aparente, o grupo do ex-prefeito Nezin Mariano, hoje liderado por Rigo Teles (PV), se arrobusta e já começa a preocupar a possível reeleição de Eric Costa. Um dos trunfos de seus oponentes, no momento, é simples, aproveitar a suposta fragilidade administrativa de Eric e se aproximar da boa relação que vem tendo Rigo com o governo. O deputado, que age com esperteza, já está se intitulando 'autor' dos projetos que serão realizados na cidade e região pelo Governo do Estado, como vem acontecendo ultimamente, um antigo estilo seu de se autodenominar um tocador de obras as custas da máquina estadual.
Outro fator que poderá pesar contra o prefeito de Barra do Corda dentro do cenário político estadual, é a falta de um bom  representante na Assembleia para minimizar a bobeira que ele cometeu na campanha eleitoral em não aderir a Flávio Dino. O seu representante, o deputado Antônio Pereira (DEM), apesar de dizer que é governo, não é da simpatia do Palácio dos Leões, ele é suspeito de ter participado de esquemas na Secretaria de Saúde na gestão Roseana Sarney (PMDB). Na ausência desse representante de peso, Rigo vai comendo pelas beiradas e estreitando cada vez mais seus laços com o governo no seu costumeiro rito da conveniência e do oportunismo.  
O que o prefeito precisa fazer agora é analisar com profundidade o que está gerando esse inicial desconforto popular e sanar o problema com um bom toque de diplomacia, uma boa característica sua para contornar com maestria situações indesejáveis. Nos dois momentos, Eric ainda pode está com a vantagem, mas deve ficar na espreita porque o inimigo é perigoso...  

Um comentário: