.

.
.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Opinião: Por um programa de governo que coloque Tuntum no Século XXI

Do Bate Tuntum

Imagem: Google

As eleições  municipais de outubro próximo se tornou  algo diferente das anteriores para  todos os municípios brasileiros pela conotação plebiscitária da mesma e pelas complexidades administrativas que os próximos gestores assumirão a partir de janeiro de 2013.

Quando se afirma o caráter plebiscitário das eleições de outubro de 2012 se tem em mente que esta ferramenta democrática no plano municipal de ascensão ao poder político ganhou uma nova roupagem para os candidatos a prefeitos e vereadores que deverão apresentar propostas consistentes de administração competente e moderna para o progresso econômico e social dos seus munícipes rumo a cidadania plena.

Nesta perspectiva analítica apresentada no parágrafo anterior, as eleições municipais em Tuntum em 2012 não não poderão ficar omissas por parte de candidatos e candidatas na construção de programas de governo que deverão atender as demandas sociais prementes do povo pobre da cidade. As necessidades sociais ainda são grandes no município de  Tuntum  apesar do esforço dos últimos gestores municipais no sentido de diminuir as diferenças gritantes ainda por aqui. Mas não restam dúvidas que muito ainda há de fazer na implementação de políticas  públicas advinda dos programas de governo dos candidatos a prefeito e a vereadores.

É importante frisar, também, que qualquer  eleição no contexto atual gera responsabilidades assumidas pelos candidatos e as mesmas devem fazer parte do bojo dos programas de governo como planos de meta a serem alcançados a curto, médio e longo prazos, sejam na saúde pública, na educação pública, na segurança pública, no saneamento básico, na geração de empregos e rendas, na agricultura, na cultura, na assistência social,  no agronegócio, na sustentabilidade e na condução de uma política de pessoal mais moderna e  enxuta. A administração pública nos tempos hodiernos em qualquer esfera se tornou um desafio além do político partidário, do político eleitoral  para atender as demandas da comunidade que vota e que é eleita. Daí ser os programas de governo no embate eleitoral a ferramenta de compromisso do político com sua cidade e com as gerações atuais e vindouras.

Sem mais delongas, impõe-se, neste momento, a necessidade de um programa de governo que coloque Tuntum no século XXI na saúde, na educação, no saneamento básico, na geração de emprego e rendas, na agricultura familiar, no agronegócio, na segurança, nas políticas de assistência social, na cultura, no acesso aos serviços públicos de qualidade em todas as áreas. Fazendo isso nos seus programas de governo e garantindo as metas apresentadas ali, os candidatos  contribuirão para que esta cidade do centro sul maranhense deixe os parcos  índices de desenvolvimento humano(IDH) e se torne um rincão promissor.

Emerson Araújo - é professor, especialista em educação profissional, bacharel em direito, escritor, palestrante, Membro da União Brasileira dos Escritores - Piauí (UBE-PI), Sindicato dos Escritores do Piauí e filho de Tuntum.

5 comentários:

  1. O povo de tuntum quer é isabel deusimar, larga desse negoço de emersom, ele também esta é atras de um trouquinho para ele.
    sou mesmo é 111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111

    ResponderExcluir
  2. Anônimo disse...
    Existem muitíssimos trabalhos prestados na área setorial e administrativa, Roseana é símbolo de muito prestígio, progresso e sustentabilidade. Vejamos em todo o seu governo prestado tornou-se, itinerante chegando mais próximo das pessoas a que mais necessitam; bastamos para isso nos lembrarmos dos programas de governo da mesma tais como: Luz para todos, vale gás, o programa do leite, economize energia e ganhe uma geladeira novinha, na educação vem ampliando as escolas e apostando cada vem mais na educação. Então, não entendo o porquê não para depositarmos confiança nessa mulher que no momento o que ela mais quer é tornar um maranhão de todos e com uma melhor participativa de igualdade para todos os cidadãos; agora, agradar a todos nem o Senhor Jesus Cristo, que ao mesmo tempo foi crucificado. Parem! Parem! Para pensarem e ao longo do tempo e vejam quanta grandeza fez e faz pelo o nosso Maranhão.
    Atenciosamente, pseudônimo "Anjo Querubim".

    ResponderExcluir
  3. tu tens é que ir pra escola rural, tu não sabes nem escrever e ainda fica falando em Isabel.

    ResponderExcluir
  4. que progresso em tuntum,a maioria sai dai por que não tem emprego,e os que
    tem são dos bajuladores.o atraso sim
    mora em seus governantes corruptos,tu
    ntum em si é bela e maravilhosa.

    ResponderExcluir
  5. Resposta do Anjo Querubim
    Estou indignado em saber que tú achas que o Anjo Querubim é o senhor Cláudio Azevedo, não sou o Cláudio querida (o). Bem, sou uma pessoa culta, ou seja, tenho duas formações acadêmicas e duas pós-graduações, estou preparado para assumir qualquer cargo gestorial, sou uma pessoa pobre, mas não de conhecimentos... Você não observou na grafia, não escrevo bobagens e simplesmente refaço expondo os meus ideais e pensamentos. Esquece o Claúdio valeu! Ah! Sou amante das artes em seus diversos ramos. Anjo querubim se tornará um mito queridos e eu já tenho vários fãs, me tornei um aliado da Ana Izabel sim nessa árdua e rica vitória, admiro nossa governadora e vou á luta Valeu! E nesta não há quem toma é Aninha e não tem outra.
    Pseudônimo, Anjo Querubim.
    OBS: Na próxima eleição de 2016 possa ser que saberão quem eu sou, pois me lançarei como vereador, enquanto isso,darei continuidade sempre aos meus estudos e me formarei em advocacia, mas o meu maios sonho é me tornar um defensor do povo através da política em nosso país. Abraços!

    ResponderExcluir