.

.
.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Associados do povoado Cigana assinam contratos e conquistam o direito a posse da terra


As 39 famílias dos pequenos produtores rurais da associação do povoado Cigana já estão a um pequeno passo da concretização do antigo desejo de ter em definitivo o direito a posse da terra que ocupam. O pequeno e humilde ato cerimonial  de assinatura dos contratos  de aquisição entre o proprietário Expedito Pedro de Oliveira e os produtores ocorreu no dia de ontem (07) na sede da Secretaria de Agricultura com o banco do Nordeste do Brasil (BNB), instituição financeira responsável pelo pagamento da terra.

A área adquirida pelos produtores soma 973 hectares e está encravada nas proximidades das margens da BR 226, local onde funcionava a antiga fábrica de álcool OLS, também denominada de povoado Cipó. A terra já foi devidamente parcelada entre os novos proprietários, inclusive com a área da reserva legal já demarcada, podendo a escritura ser entregue assim que o cartório responsável viabilizar todo processo.
A conquista dos pequenos produtores é decorrente de uma política de aquisição de terras que têm à frente o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Segundo o secretario adjunto da Secretaria de Agricultura e coordenador das ações de Reforma Agrária no município, Paulo Duarte, Tuntum depois de nove anos volta a contratar a aquisição de terras, sendo um dos poucos do estado.

A área adquirida custou aos cofres da União R$ 2.000.000,00, financiada aos trabalhadores em 20 anos, sendo três de carência para o início do primeiro pagamento, dividido em parcelas anuais de R$ 3.000,00 por cada produtor. 
O sucesso de todo processo que já dura mais de dois anos, é fruto de uma soma de esforços e parcerias que reúnem vários órgãos estaduais e municipais, entre eles a Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e Secretaria Municipal de Agricultura. Ainda segundo Paulo Duarte, o apoio estratégico do Prefeito Dr. Tema para desenvolver esse tipo de política agrária tem sido fundamental, além dos apoios logísticos do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tuntum, Secretaria de Finanças e Gabinete.       

6 comentários:

  1. Boa noite!
    Onde posso encontrar a lista de funcionários de quem trabalhou na fábrica de álcool OLS,preciso muito encontrar um nome de uma pessoa que trabalhou na época. O nome dele é António dos santos ele é de Codó, casado com Marinalda. Preciso do nome dele completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A principio veja no Ministério do Trabalho, regional de Presidente Dutra. Vou consultar alguém por aqui, depois entre em contato comigo...

      Excluir
    2. Ok! Te agradeço 62 994978875 meu número

      Excluir
  2. Boa noite!
    Onde posso encontrar a lista de funcionários de quem trabalhou na fábrica de álcool OLS,preciso muito encontrar um nome de uma pessoa que trabalhou na época. O nome dele é António dos santos ele é de Codó, casado com Marinalda. Preciso do nome dele completo.
    Meu nome é Apoliana(62)994978875 Meu número

    ResponderExcluir