.

.
.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

TUNTUM: Dr. Tema, prefeito comprometimento com a saúde dos mais humildes

Jhenifer: operada de esfectomia após intervenção de Dr. Tema
Sem alarde, somente a título de registro, já que é um costume seu, iniciado desde quando se formou em medicina, o blog notifica o caso da garotinha Jhenifer Nascimento Silva, 05 anos de idade, entre centenas que já receberam o apoio da  mão amiga e intercessora do prefeito Dr. Tema em situação de risco de vida, principalmente quando a família não tinha mais a quem recorrer.
Jhenifer, filha da dona de casa Rosilene Chaves Nascimento e do lavrador Laécio Andrade da Silva, domiciliados na rua 4, Vila Luisão, nasceu com um problema congênito de alongamento do intestino, o que vinha lhe causando dores quase que ininterruptas e constantes privações. "Ela passou cinco dias privada, ia para o hospital e o problema não era identificado", conta a mãe.
Rosilene com os filhos Jhenifer e Pablo
Mesmo com poucos recursos a mãe a levou para Teresina-PI, depois de uma ultra som na região do intestino foi descoberta a causa patológica de seu problema, necessitando ela de cuidados urgentes e de uma intervenção cirúrgica. Para Rosilene foi um alívio saber a causa de todo sofrimento de sua filha, mas a luta estava só começando, pois os médicos haviam cobrado R$ 5.000,00 pela cirurgia, denominada de esfectonomia, procedimento que retira parte do intestino. "O problema estava no dinheiro que a gente não tinha. A família e os amigos iam se reunir para tentar fazer a arrecadação", disse a mãe.
A história de Jhenifer começou a ser mudada, coincidência ou não, com uma visita de Dr. Tema, que naquele dia visitava o seu bairro. Sabendo da situação e muito sensível a gravidade do infortúnio que passava Jhenifer, Dr. Tema se comprometeu a ajudá-la. "Eu fiquei quase  sem acreditar, porque coisa assim de política, mas deu tudo certo, ele foi um anjo", declarou Rosilene ao falar de Dr. Tema.
Jhenifer quando estava internada em São Luís
Rosilene e a filha, como havia prometido o prefeito, foram levadas  a São Luís e lá passaram oito dias em seu apartamento fazendo os exames pré-operatório. Depois de 13 dias internada no hospital Juvêncio Matos, dia 27 de outubro a cirurgia foi realizada, considerada como um sucesso pelos médicos. "Eu quero dizer que sou muito grata ao Dr. Tema por ter me ajudado, não fosse ele, eu ainda estava desesperada", pontuou.
Depois que passou a exercer a medicina na década de 1980, sua vida tem sido de doação à causa daqueles que padecem a espera de um tratamento, muitas vezes simples, mas que precisa de um auxílio pra ser realizado. Casos dessa natureza são incontáveis, são pessoas entre a vida e a morte que encontram o refúgio salvador no ombro amigo de quem tem décadas se comprometendo ao seu povo. "Quando eu me formei, eu poderia trabalhar em qualquer lugar do estado, mas fiz questão de vir trabalhar em Tuntum, porque aqui é onde está o meu povo, as pessoas que eu amo de coração", afirmou Dr. Tema.
Para ele, o caso de Jhenifer é um caso especial por se tratar de uma criança que tem uma longa vida pela frente. “Eu me sinto na obrigação de ajudar todas as pessoas humildes que precisam de um tratamento, para você ter uma ideia, eu mesmo quando viajo quase toda semana a São Luís levo comigo de quatro a cinco pessoas, todas necessitando de uma ajuda para tratar da saúde. O caso da garotinha da Vila, eu jamais poderia deixar de ajudar, logo porque ela é uma criancinha que terá uma longa vida pela frente”, finalizou.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário