.

.
.

domingo, 7 de setembro de 2014

Nem o Ibope consegue esconder a vitória de Flávio Dino no 1º turno

Brought By pricechoep
por Leandro Miranda       
Flávio Dino lidera no Ibope com 54% dos votos válidos.
Flávio Dino lidera no Ibope com 54% dos votos válidos.
Com claros sinais de manipulação e divergindo de todas as pesquisas divulgadas até agora, inclusive as contratadas pelo grupo Sarney, o famigerado Ibope, de tantos erros grotescos em todo o Brasil, divulgou há pouco seus primeiros números para a disputa pelo governo do Maranhão.
Nem o levantamento claramente manipulado conseguiu esconder a vantagem de Flávio Dino (PCdoB), que aparece com 42% das intenções de voto, contra 30% do candidato Edinho Lobão (PMDB).
Antônio Pedrosa (PSOL) tem 2%, e os demais candidatos, Josivaldo Corrêa (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zé Luís Lago (PPL), têm 1% das intenções de voto cada. Brancos e nulos somam 5% e 18% dos entrevistados disseram que não sabem ou não responderam.
Considerando apenas os votos válidos, Dino teria 54% contra 38% de Edinho Lobão, o que liquidaria a eleição para governador ainda no 1º turno.
O Ibope possui um histórico de erros no Maranhão e costuma adequar as pesquisas à realidade somente na véspera das eleições.
IMG-20140906-WA0006Em 2006, por exemplo, apontava para a vitória da propineira Roseana Sarney (PMDB) com 73%. A eleição foi decidida no 2º turno e, aberta as urnas, o pedetista Jackson Lago foi o escolhido para comandar o estado.
Mais recentemente, em 2012, a pesquisa de boca de urna do instituto apontava para a vitória do então prefeito João Castelo (PSDB) no 1º turno. Na época, o Data M – que destaca atualmente a liderança de Dino com 30 pontos de diferença – foi o único a acertar o placar dos dois turnos.
Estranhamente, a pesquisa divulgada neste sábado já era comemorada há uma semana por lideranças da oligarquia. Na quinta-feira, por exemplo, o ex-deputado estadual Joaquim Haickel, um dos coordenadores da campanha de Edinho, adiantou os números num evento político realizado no Praia Mar Hotel.

Um comentário:

  1. Há tá, vai ver que o ex deputado nagibe, é um dos donos do instituto de pesquisas. Ou será que ele chorou no buxo da mãe dele, pra adivinhar. Rsrsrsrs

    ResponderExcluir