As eleições deste ano ocorrem no próximo domingo e a expectativa é que tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal mais da metade dos nomes, que hoje ocupam as cadeiras de deputado estadual quanto de federal, sejam renovados.
Depois do primeiro levantamento para as vagas proporcionais realizado em agosto, a TV Guará divulga nova pesquisa.
A pesquisa foi espontânea, ou seja, foi perguntado aos eleitores em quem eles votariam para deputado estadual e federal se as eleições fossem hoje no Maranhão.
O que mais chama a atenção é número de indecisos, das 1.400 pessoas entrevistadas, 538 disseram não saber em qual candidato a deputado federal irão votar e outros 150 disseram votar em ninguém.
Já para deputado estadual, 508 entrevistados ainda não escolheram o seu candidato e 104 optaram por votar em nenhum candidato, ou seja, branco ou nulo.
Realizada pelo Instituto Exata, a sondagem ouviu 1.400 pessoas entre os dias 22 e 25 de setembro nas seis regiões do estado, inclusive a Ilha de São Luís. A margem de erro das sondagens é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que significa que de 100 levantamentos com a mesma metodologia, em apenas cinco deles os resultados ficariam fora da margem de erro. A consulta está registrada com o protocolo BR-00791/2014 no Tribunal Superior Eleitoral e com o protocolo MA-00054/2014 no Tribunal Regional Eleitoral.
Os números divulgados são da mesma pesquisa que apontou ampla liderança de Flávio Dino na preferência dos eleitores maranhenses. Flávio tem 60% das intenções de voto, contra 24% de Lobão Filho. Depois aparecem Saulo Arcangeli (PSTU), Zé Luis Lago (PPL), Antônio Pedrosa (PSOL), Prof. Josivaldo (PCB), com 1% cada um. Brancos e nulos somam 7%. E 5% não souberam ou não responderam.
Abaixo, seguem o nome dos candidatos a deputado estadual e federal mais citados. Zaidansousa
Deputado federal 
Deputado estadual