quinta-feira, 31 de março de 2016

Consórcio inédito garantirá transporte público de qualidade entre Timon e Teresina


De forma inédita, o sistema de transporte público entre as cidades de Timon e Teresina, no Piauí, será compartilhado pela administração dos dois municípios. O acordo de Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana foi assinado em solenidade nesta quinta-feira (31), com a presença do governador Flávio Dino, do Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, e dos prefeitos de Timon, Luciano Leitoa, e de Teresina, Firmino Filho.
Depois de mais de 40 anos de espera da população dos dois municípios, a ANTT autorizou a delegação da gerência do transporte público da região ao Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana entre Timon/MA e Teresina/PI. Caberá ao consórcio gerir, planejar, regular e fiscalizar o serviço do transporte interestadual entre as duas cidades.De acordo com Flávio Dino, este é um caminho institucional para resolver o problema grave da mobilidade urbana. “Estamos empenhados em ajudar os municípios naquilo que cabe ao Governo do Estado, como as vias urbanas. Tenho certeza que essa solução vai viabilizar a contratação de uma empresa que preste um serviço de qualidade a todos que precisam usufruir desse serviço urbano nessa importante região metropolitana do país”, disse o governador.O governador também destacou a presença do ministro Antônio Carlos, enviado pela presidente Dilma Rousseff ao evento, para reforçar o apoio na melhoria dos serviços de transporte. Até a criação do Consórcio, autorizada pelo Governo Federal, a responsabilidade pela gerência do transporte entre Timon e Teresina era da ANTT.O ministro dos Transportes explicou que o convênio assinado tem a duração de 15 anos e beneficiará diretamente 165 mil pessoas. “A população das duas cidades pode ter certeza de que o Governo Federal irá trabalhar para dar todas as garantias para que os seus direitos sejam defendidos e respeitados”, ressaltou Antônio Carlos Rodrigues.Ele destacou, ainda, o caráter inédito da iniciativa, que terá uma linha intermunicipal e, ao mesmo tempo, interestadual e parabenizou o pioneirismo dos dois estados. “Aos governadores do Piauí e do Maranhão, e aos prefeitos de Timon e Teresina, deixo um recado: vamos trabalhar juntos para garantir melhores condições de transporte a essas dezenas de milhares de pessoas”, declarou o ministro.
O prefeito Luciano Leitoa relatou que, desde 2014, vinha pleiteando a formulação do Consórcio para melhorar a qualidade do transporte coletivo entre as duas cidades. “Nós vamos levar com toda a seriedade a questão do Consórcio porque é o primeiro do Brasil. Peço ajuda da ANTT para que o Consórcio, além de ser o primeiro, seja marcado como o melhor da história do país daqui pra frente”, reiterou Leitoa.Também participaram da solenidade os deputados federais Weverton Rocha, do Maranhão, e Silas Freire, do Piauí, os deputados estaduais maranhenses Rogério Cafeteira, Rafael Leitoa e Glaubert Cutrim, além de vereadores dos municípios de Timon e Teresina.O consórcioO consórcio contará com 30 membros compostos de servidores municipais de Timon e Teresina indicados pelas prefeituras. Nos dois primeiros anos, o consórcio será presidido pelo prefeito Luciano Leitoa, e, posteriormente, em alternância de dois em dois anos pelos futuros gestores de Teresina e Timon.
O Chamamento e seus anexos estão disponíveis no site da ANTT, até o dia 5 de abril, e, também, na sede do órgão, em Brasília. A abertura dos envelopes será realizada no dia 06 de abril, a partir das 14 horas, na sede da ANTT, em Brasília

3 comentários:

  1. Isso ja deveria ter acontecido bilhões de anos atras. Parabéns governador, pelas mudanças a favor da população.

    ResponderExcluir
  2. CONVERÇA FIADA, O UNICO CONSOCIO QUE ESSE DAI ENTENDE E DE CORRUPÇAO, FORA DILMA E DINO

    ResponderExcluir
  3. Josivan - Prefeito
    Fernando Pessoa - Vice

    ResponderExcluir