.

.
.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Tuntum implantará Serviço Autônomo de Abastecimento de Água


A exemplo de outros municípios maranhenses bem sucedidos, Tuntum irá implantar seu Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), alternativa viável que poderá sanar parte dos problemas ainda existentes na distribuição. A notícia foi dada pelo prefeito Dr. Tema na tarde da última quarta-feira (23) quando reuniu parte dos vereadores e secretários.
Segundo ele, uma concessão de distribuição entre o município e a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) se encerará no mês de outubro e não há mais nenhum interesse em renovar o contrato por parte da gestão. Ele acrescentou que já falou da criação do serviço autônomo com o governador, recebendo imediatamente o seu aval. O prefeito afirmou que a partir de agora irá começar a traçar todo planejamento para já no início do próximo ano o projeto já está em execução.
Para que tudo ocorra dentro do planejado a população terá que participar diretamente do processo de transição, a importante contribuição é a de quitar os débitos em atraso com a própria Caema, a adimplência seria a primeira chancela dos consumidores em querer mudar o sistema distribuidor.
O projeto, que tem tudo para sair do papel, é um antigo sonho do gestor e uma promessa feita na última campanha eleitoral de que iria organizar o abastecimento de água da cidade, hoje ainda deficitário, apesar de ter melhorado bastante. Quando a estrutura física do sistema já estiver sob a administração do município, o prefeito pretende bonificar a população por um período de três anos. "Quando tudo estiver sob o nosso comando, nós iremos dá isenção de pagamento durante três anos para a população", afirmou.
A intenção não é só administrar, mas buscar mecanismos suficientes que venha qualificar a distribuição, implantando ações estratégicas nas áreas de maior deficiência, principalmente com a aquisição de novos poços, mão de obra mais presente e especializada e material de reposição. Caso se concretize a mudança, Tuntum será o primeiro SAAE da região, podendo sua ideia refletir nos municípios vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário