.

.
.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Câmara faz Audiência Pública e busca soluções para o problema de abastecimento de água de Presidente Dutra



A Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara, formada pelos vereadores Professor Aldeglan (PSB), Irábio Brandão (PDT) e Dillan Pinto (PC do B) solicitou ao presidente da Câmara, vereador Biné Soares (PSD), que convocasse uma Audiência Pública para buscar soluções para a falta d´água no município, a audiência aconteceu ontem (4/9) no auditório da Escola Cristã Evangélica, estiveram presentes para prestar esclarecimentos aos vereadores e a população, o Gerente Regional da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Luciano Costa, o Gerente Regional da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Rivaldo Sousa, o Assessor Especial do Governo do Estado, Ricardo Lucena.

O representante da Caema informou que o P-10 (Poço da Cohab) já está funcionando e que está abastecendo os bairros da Cohab, Jakcson Lago, Campeão, parte da Avenida Tancredo Neves e parte do Bairro Paulo Falcão, e que ainda será perfurado mais 6 poços, o P-03A (Asserca),  P-05A (Vila Militar), P-07A (Bairro de Fátima), P-14A (próximo Telemar), P-16A (Paulo Falcão), P17 (sem local definido), todos com profundidade de 300 metros. Ele ainda informou também que será construído mais um reservatório na cidade, atualmente existem dois, um no centro (a caixa d´água da praça São Sebastião e outro próximo a Telemar). Em continuidade as suas exposições, disse que o poço da Cohab terá sua bomba atual trocada por uma de maior potência, e que o próximo poço a ser perfurado será o do Bairro Paulo Falcão, com previsão de início para o dia 12 de setembro, podendo ser concluído até dentro de 60 dias. Acrescentou que em seguida será o poço da Asserca, com previsão de início para o dia 12 de novembro e conclusão também de 60.
O gerente da Cemar, em sua fala, declarou da existência dos poços artesianos do Calumbí e Angical, perfurados no ano passado, e que ainda não receberam a instalação elétrica, e que devido a essa situação não estão funcionando. Ele garantiu que no momento que for encaminhada a solicitação do governo, a Cemar fará a ligação dos poços e de outros que estiverem na mesma condição.
O Assessor Especial do Governo do Estado, Ricardo Lucena, destacou o comprometimento do governo em resolver essa problemática da água, falou ainda sobre a perfuração do poço do Cacau, que o mesmo já está em fase de conclusão, podendo operar dentro de 15 dias. Lucena assegurou que logo em seguida será perfurado um no povoado Creolí.
Foi convidado para a audiência o representante do município, que infelizmente não compareceu, os vereadores esperaram por sua presença com o intuito de receberem informações sobre os poços de responsabilidade da Prefeitura, como por exemplo, o do Bairro da Granja, Bairro Santa Maria, Cibrazém, Povoado Coco, Povoados Rebojo e Poço Dantas.
A comissão encaminhará novamente ofício para o representante do município para prestar esclarecimento sobre a devida situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário