terça-feira, 10 de outubro de 2017

Caps vai às ruas conscientizar a população sobre a importância saúde mental




A Equipe do CAPS de Tuntum realiza na data de hoje, 09 de outubro, véspera do Dia Mundial de Saúde Mental, uma programação com muita alegria em Praça Pública, junto com os Usuários, Conselho Tutelar, Atenção Básica.

O objetivo é chamar a atenção da população na construção de uma conscientização individual e social compromissada com prevenção e promoção à saúde mental. E o enfrentamento da maior barreira social, o preconceito, continua sendo o alerta permanente do Caps em defesa da inclusão, tolerância, generosidade, dignidade; enfim, em defesa de um mundo de convivência humanizada.

Acreditamos que conseguimos multiplicar a ideia principal da programação, com a população presente no evento, de que cuidar das suas emoções é saúde mental, louco é ter  preconceito. A realização da Blitz foi contagiante e com ótima receptividade da população. Interrompemos motos, carros, pedestres na intenção acertada de sensibilizar a população por uma causa tão nobre. Mais uma missão cumprida pela equipe do Caps de Tuntum em defesa à dignidade humana. 

Informamos também,  à população,  da importância do tema SAÚDE MENTAL NO TRABALHO. Esse tema foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde para ser refletido no Dia Mundial de Saúde Mental 2017. As estatísticas apontam que a maior causa de afastamento no ambiente de trabalho é a depressão e ansiedade.

Uma a cada cinco pessoas no trabalho podem sofrer algum problema de saúde mental, impactando diretamente no ambiente de trabalho causando perda de produtividade, faltas de trabalho, entre outros. É importante ações focadas para essa realidade, onde os empregadores têm papel fundamental em olhar para seus colaboradores não meramente como máquinas e sim, como seres humanos, que precisam de atenção e terem suas necessidades de cuidados à saúde mental, respeitosamente, atendidas para que  agravamento desse quadro seja evitado e, principalmente, que possamos desenvolver ambientes de trabalho saudáveis e não potencializadores de adoecimento psíquico.

A Diretora do Caps, Sílvia Cunha, com sua equipe fará, com brevidade, ações voltadas para o tema Saúde Mental no trabalho.
A Equipe agradece a atenção e colaboração dos profissionais e população presentes no evento de hoje pela comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental/10de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário