sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Índios da etnia Creniê são radicados em Tuntum pela Funai ; Dr. Tema e secretário Magno Melo asseguram apoio logístico

Prefeito Dr. Tema e o cacique Raimundo Nonato, esposa e filho

O prefeito Dr. Tema e o secretário de Educação, Magno Melo, receberam nessa quinta-feira (26) o cacique Raimundo Nonato, líder da etnia indígena Creniê, localizada no povoado Santa Rosa, alto sertão de Tuntum. 
A visita do indígena, que estava acompanhado de sua esposa e filho, foi para pedir apoio e comunicar que a tribo está hoje radicada dentro dos limites do município, o que veio a surpreender o prefeito e o próprio secretário. Segundo o cacique, a tribo, que hoje tem somente cerca de 180 índios,  estava em extinção, mas por interseção da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) a etnia foi recolocada em uma área  de 8 mil hectares, toda pertencente ao município tuntunense.
Secretário Magno Melo assegurou todo apoio logístico da sua pasta
O prefeito ficou surpreso com as informações e se prontificou em cooperar, dentro das possibilidades, para ajudar a tribo de igual maneira, afirmando que a partir de agora todos são cidadãos de Tuntum e merecedores de todo apoio necessário sem nenhuma discriminação. Dr. Tema acrescentou, que ele e a deputada Daniella Tema (DEM), sua esposa, buscarão meios para ajudar a tribo, principalmente nas áreas de educação e saúde.
O secretário Magno Melo, sensibilizado, se comprometeu em contribuir com as políticas públicas desenvolvidas por sua pasta, reafirmando também, que todos serão tratados de igual maneira, com respeito e dignidade, desfrutando dos mesmos serviços oferecidos a todos os cidadãos. As garantias firmadas deixou o cacique Raimundo Nonato confiante no bom acolhimento oferecido. 
Depois de quase um século de história sobre o surgimento do município, em que há narrativas dos antigos da presença de índios residindo no município de Tuntum, inclusive influenciando na origem de seu nome, como narra uma das versões, Tuntum, oficialmente, passa a ter sua primeira área indígena, acrescentando assim mais um capítulo na sua história.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário