.

.
.

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Secretaria de Saúde, Cap's e órgãos municipais vão às ruas falar sobre o combate ao suicídio



Em prol da Saúde Mental e combate a morte por  suicídio, o Prefeito Dr. Tema, o Secretário de Saúde Fabrício Coelho e demais Secretarias, Conselho Tutelar, todos os profissionais da rede de atendimento e  comunidades religiosas estão incansavelmente investindo, dialogando  no alerta e no combate a prevenção ao suicídio através de ações a curto, médio e longo prazo.

Esse é um compromisso não somente de gestores e profissionais e sim, compromisso de toda sociedade humana.

A Diretora do Caps, Sílvia Regina Cunha, e a equipe de Saúde Mental avaliam como bastante significativo a vasta programação da  campanha Setembro Amarelo realizada pela Rede de Atendimento de Tuntum, não somente nesse ano de 2019, mas um compromisso de todos os anos, sensibilizando a população tuntuense de que a prevenção não é apenas no mês de referência, mas o ano inteiro a valorização da vida precisa estar em foco, potencializando,  cada vez mais, a construção da fundamental importância de prevenir a morte autoprovocada.

Sendo importante enfatizar, nas reflexões sobre o suicídio que falar é atitude preventiva. Os  dados oferecidos pela  Organização Mundial de Saúde, informa que o suicídio pode ser evitado. A cada 10 suicídios, 9 podem ser evitados. Por ano, no mundo quase 1 milhão de pessoas tiram a vida e a projeção para 2020 é um aumento de mais de 50%.

Em 2020, a cada 2 segundos uma morte por suicídio. Dados impactantes e que sinalizam a necessidade urgente do alerta ser triplicado para que possamos enquanto sociedade humana,  salvar vidas e evitar mortes por suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário