.

.
.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Senado contraria STF e aprova projeto que torna vaquejada patrimônio cultural


Brasília - Manifestantes protestam contra decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir a vaquejada no país (José Cruz/Agência Brasil)
Brasília – Manifestantes protestam contra decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir a vaquejada no país (José Cruz/Agência Brasil)
Em uma votação na tarde desta terça-feira (1°), o Plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei da Câmara dos Deputados (PLC) n:24/2016, que considera a vaquejada e o rodeio como manifestações da cultura nacional. A proposta que foi aprovada na Comissão de Educação do Senado e recebeu requerimento de urgência do senador Otto Alencar (PSD-BA) para ser analisado em Plenário.
A polêmica sobre o assunto começou depois que no último dia 6 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar uma lei do estado do Ceará que regulamentava a vaquejada, tradição cultural na região nordeste, na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo pela cauda. Por 6 votos a 5, os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais.
Inconformados, vaqueiros chegaram a fazer manifestações em Brasília contra a decisão dos ministros do STF. Parlamentares da bancada do nordeste também questionaram a posição do Supremo.  A iniciativa legislativa visa legalizar a prática, que passa a ser considerada um esporte.
DjalmaRodrigues

5 comentários:

  1. Como pode o senado contrariar decisao do STF? So nesse pais! Isso é absurdo e torna todo esse processo uma verdadeira palhacada!

    ResponderExcluir
  2. Sabe quando à nossa pátria amada BRASIL vai se revigorar, só quando o "estado islâmico" explodir umas cem bombas naquele circo que chamam de câmara.

    ResponderExcluir
  3. #Eu_Apoio_a_Vaquejada
    #juntos_somos_mais_dotes
    #Deus_no_comando_sempre

    ResponderExcluir
  4. #Eu_Apoio_a_Vaquejada
    #juntos_somos_mais_dotes
    #Deus_no_comando_sempre

    ResponderExcluir