segunda-feira, 1 de maio de 2017

Tema Cunha já é opção para chapa de Flávio Dino…

PorMarcoAurélioD'Eça

Embora não se manifeste sobre o assunto, presidente da Famem tem tido desempenho surpreendente na liderança de prefeitos maranhenses e se credencia naturalmente para assumir eventual posição em 2018



ALIADO HISTÓRICO
Desde 2006 Tema tem sido leal às campanhas de Flávio Dino, que pode ter nele o companheiro ideal para 2018
O presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, Cleomar Tema Cunha (PSB), é hoje uma das lideranças mais articuladas da política maranhense.
Prefeito de Tuntum pela quinta vez, ele conseguiu recuperar a força e a imagem da Famem em menos de três meses – e mesmo após a entidade chegar ao fundo do poço, na gestão do ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PDT).
Tema tem articulação também com deputados estaduais e federais, o que lhe permite estar na linha de frente de ações em defesa dos municípios, tanto no Maranhão quanto em Brasília.
O presidente da Famem não diz que quer e nunca sequer esboçou indicativo disto, mas seus aliados mais próximos já o veem como o companheiro de chapa ideal para o governador Flávio Dino (PCdoB).
Primeiro porque é praticamente certo que o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) ficará mesmo de fora da chapa comunista em 2018.
Segundo que no raio de alcance do próprio governador não se vê nomes capazes de somar em importância numa disputa.
Dino, aliás, deve o início de sua carreira política também a Tema, que deu a maior votação de Tuntum a um deputado federal, isso em 2006.

PSB FORTE
Tema tem no ex-governador José Reinaldo o principal aliado no partido, mas conta também com a ala dinista
Para Tema Cunha só há um empecilho: o PSB.
O partido é hoje fortemente influenciado nacionalmente pelo senador Roberto Rocha, embora a maioria de suas lideranças locais seja ligada diretamente a Flávio Dino.
Se garantir o PSB na aliança comunista ou encontrar uma legenda que some com a chapa do governador, Tema passará a ser o principal nome para somar com o comunista.
É aguardar e conferir…

Nenhum comentário:

Postar um comentário