.

.
.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

São Domingos larga na frente e adere ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção contra o suicídio


O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção contra o suicídio deflagrada em todo mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em São Domingos do Maranhão, o Centro de Atenção Psicossocial (CAP's), com o apoio direto do prefeito Zé da Folha, deu início a campanha com uma palestra direcionada ao tema em debate.
Prefeito Zé da Folha
O palestrante, o médico Dr. Alexandre Lopes abordou os diversos fatores que podem levar a pessoa a recorrer ao suicídio, assim como os caminhos a serem tomados para evitar o ato sinistro, fato que a cada dia só tem aumentado, desencadeando uma estatística sombria em todo mundo, motivo pelo qual veio a ser considerado como um problema de saúde pública.
Em conformidade com os números já catalogados, no Brasil a cada 45 minutos uma pessoa se mata, sendo uma a cada 45 segundos em todo mundo. Pelos números divulgados, a cada dia 32 brasileiros perdem a vida depois recorrerem ao suicídio. Estatística superior às vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer.  A palestra ministrada nessa terça-feira (04) teve o objeto de conscientizar a sociedade que em 90% dos casos existe prevenção, segundo a própria OMS. Os participantes do momento passarão a ser daqui para frente difusores das informações sobre o assunto, colaboradores diretos para salvar vidas por meio da conscientização e até do aconselhamento.
A atenção da gestão municipal com o tema em debate, é uma forte demonstração de sua preocupação com seus munícipes, hoje mais assistidos com um melhor atendimento em saúde. Estiveram também presentes colaborando com a palestra, o prefeito Zé da Folha, Jucineide Santos, coodenadora do Cap's, senhora Leila, secretária de Assistência Social, Dr. Flávio, secretário de Saúde, Flávio Lucena, Mary Teixeira, Wenzil Sousa, vereador, Danyara Ferreira, sec. adjunta de Saúde, Rodrigo Rocha, coordenador do Nasf, Rony Rocha, coordenador do PSF e enfermeiros das UBS.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário