terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

ANÁLISE: Os pré-candidatos da oposição de Tuntum para 2020


Não há como negar que o grupo de oposição de Tuntum, dependendo do nome que apresentar, viverá o seu melhor momento depois do sólido domínio político de Dr. Tema e seu grupo em quase 30 anos à frente do poder. A ala oposicionista que esteve quase à deriva durante esse longo período de 'estiagem', parece ressurgir das cinzas com o nascimento de um novo líder, Fernando Pessoa.
O grupo parece que está com as forças renovadas, principalmente depois da eleição de Fernando Pessoa a deputado e a vitória nas urnas em Tuntum contra seu maior opositor. Nas suas fileiras há um plantel de postulantes convictos de que esse seja o melhor de todos os momentos para lutar pela recuperação do poder. No rol estão nomes conhecidos da população, destacando-se o atual líder do grupo Fernando Pessoa. Em seguida vem os nomes de Ricardo Costa, Wellington Pessoa e Cláudio Azevedo.

Cláudio Azevedo: O ex-secretário de Agricultura da ex-governadora Roseana Sarney, marido da ex-vice prefeita Ana Isabel, é um homem pra lá de experiente em gestão pública, extremamente capacitado para assumir o posto de comandante maior do município. Para Cláudio Azevedo tornar esse sonho possível muitas barreiras terão que ser superadas, a começar dentro do seu próprio grupo onde existe muito resquício de ciumes e 'opositores' diretos ao seu projeto. Ao seu favor pesa os bons serviços já prestados a população e sua boa habilidade política, principalmente o bom trato com as pessoas. Durante esse período que frequenta Tuntum, de forma discreta, muito já tem contribuído para ajudar os que lhe procuram, sempre usando de sua peculiar educação. Para melhorar sua qualificação diante de todos, Cláudio precisa estar mais presente.

Fernando Pessoa: É inegável suas qualidades políticas e sua força dentro do atual cenário, comprovado recentemente pela expressiva votação obtida dentro do município e sua consagradora eleição para deputado. O feito o tornou, inquestionavelmente, a maior expressão do grupo nas últimas décadas, cabendo a ele liderá-lo daqui para frente e até optar, caso queira, sair de candidato com aceitação absoluta nas eleições de 2020. Para alcançar os bons resultados e ter a aceitação popular que vêm tendo, o empresário, sempre sorridente, não mede esforços e nem cruza os braços, vai diretamente ao encontro do povo, em algumas ocasiões atendendo suas reivindicações. O crescimento de seu capital político é fruto também de sua simpatia e maneira carinhosa de conversar e atender as pessoas. Mas na cabeça do jovem líder paira uma grande dúvida, a renúncia da cadeira no parlamento estadual. Para muitos seria uma alternativa mais do que viável para que o grupo tenha um nome de igual pra igual, para outros mais próximos pode ser um jogo de risco, havendo possibilidades reais de inviabilizar seu projeto de voar mais alto no cenário estadual. Caso Fernando não fomente sua ideia de candidatura ao Palácio Municipal, caberá a ele, juntamente com o povo, a indicação do nome ideal, podendo surgir até outra opção, como exemplo, a sua esposa Erika Costa.


Wellington Pessoa: O destemido vereador Wellington Pessoa ao longo desses dois anos pavimentou o crescimento repentino de seu nome. Da tribuna da Casa Legislativa o edil tem alcançado o título de porta voz do grupo, homem que vem tendo a missão de liderar a oposição contra o grupo do prefeito, cobrando e até denunciando supostas irregularidades. Com uma forte politica de assistência social, Wellington está sendo considerado hoje o vereador de oposição que mais presta serviços às camadas sociais mais humildes. Com esse perfil, o jovem vereador tem expandido seu nome político de norte a sul do município, sobretudo na sede, onde sua força ganha maior concentração em razão de seu contato direto com o povo. Por ser primo de Fernando Pessoa, e também homem de sua estreita confiança, suas possibilidades aumentam ainda mais numa eventual desistência do deputado em disponibilizar seu nome. Para tornar-se mais forte, ele precisa fazer urgentemente uma política de aproximação mais direta com a zona rural. 

Ricardo Costa: O advogado e ex-candidato a prefeito na última eleição, Dr. Ricardo, como é comumente conhecido, também vem colocando seu nome a disposição de seu grupo. Na última eleição, mesmo com poucos recursos para bancar a campanha, ele mostrou seu potencial ao ter uma ótima aceitação de seu grupo, obtendo nas urnas 8.322 votos, mais de 41% da votação geral. O que chamou a atenção foi a expressiva votação do eleitorado jovem, o que poderá se repetir com maior intensidade caso saia novamente candidato.
De família tradicional e de bom conceito, Ricardo tem um perfil progressista com forte característica voltada para o empreendedorismo. Seu nome é leve em face das boas qualidades que têm e do bom comportamento social que sempre cultivou no seio da sociedade tuntunense, se destacando também como excelente profissional operador do direito em favor das camadas menos favorecidas. As chances de Ricardo em sair de candidato são boas, mas tudo irá depender da conjuntura vivida pelo grupo no atual momento político, assim como os demais.
A oposição tuntunense vive hoje seu melhor momento político desde que Dr. Tema foi alçado ao poder. Tem nomes de expressão e parece que está mais sólida do que nunca, todos objetivando a virada de mesa e o retorno do grupo ao poder depois de quase três décadas. A força que tem adquirido não é inexplicável, são fatores que estão na vista de todos, entre eles a chegada de um líder que fala a língua de sua própria ala e a instabilidade administrativa que vem tendo o grupo do prefeito, se comparada com as gestões passadas.
Para dar a guinada necessária e ter a certeza de atracar no porto seguro que pretende, o grupo de oposição terá que permanecer unido, não ter problemas com dissidências, torcer pela instabilidade administrativa da gestão e o rompimento de peças chaves de seu antagonista, provocando assim um desequilíbrio eleitoral em suas bases. Esses são pontos essenciais que poderão dar maior solidez ao intento desejado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário