sábado, 9 de fevereiro de 2019

Flávio Dino entrega ônibus escolares para mais 7 municípios, chegando a 110 veículos até agora


O governador Flávio Dino entregou, na manhã desta sexta-feira (8), mais oito ônibus escolares, beneficiando cidades maranhenses de diferentes regiões. Com esta entrega, já são 110 ônibus e mais duas lanchas escolares entregues na gestão do governador Flávio Dino, que tem como prioridade o apoio e fortalecimento à educação nos municípios. Na oportunidade, ele anunciou que serão adquiridos 200 veículos que serão repassados à rede municipal de todo o Maranhão nos próximos anos.

“Os ônibus escolares são fundamentais para garantir o acesso à educação e a segurança dos nossos estudantes. Esta é uma importante ação da nossa política de apoio aos municípios”, destacou o governador, sobre a ação executada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou que os veículos integram o Pacto pela Aprendizagem, que reforça o regime de colaboração com os municípios, focando na melhoria dos indicadores educacionais do Estado. “Além dos estudantes de sete municípios beneficiados com os ônibus, essa nova entrega é significativa, porque contempla, também, estudantes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista, do Centro de Ensino de Educação Especial João Mohana”, declarou o secretário.

“Essa é mais uma conquista. Nós temos alunos que têm dificuldade de mobilidade e tem os que são cadeirantes, nossas paradas de ônibus muitas vezes não são acessíveis, e com o nosso ônibus eles podem ir até mais próximo das casas desses estudantes. As mães estão muito felizes porque era uma necessidade, os meninos vão ter qualidade de vida, porque têm um ônibus que tem toda uma estrutura e atende as necessidades deles. É com grande carinho e felicidade que nós recebemos mais essa conquista”, comentou a gestora geral do CEEE João Mohana, Luciana de Carvalho.

Para Ana Alice Martins, mãe do estudante Eleilson Vale de Jesus, o novo ônibus garante mais segurança e conforto para o transporte do filho. Ela conta que eles são moradores do bairro Sá Viana, na área Itaqui Bacanga, e o transporte diário do estudante para a escola por vezes é dificultoso por conta da falta de transporte público adequado.

“Moramos longe da escola e quando a gente pega o transporte público é muito cansativo e estressante. E no ônibus escolar até os próprios estudantes ficam mais comportados e felizes, e nós pais também não ficamos estressados. Sem contar que esse benefício vai trazer mais segurança e conforto também”, afirmou a mãe.

Já o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, afirmou que, além da segurança, o novo transporte escolar também ajuda na economia do município. “Quero agradecer ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão, que têm revolucionado a educação em nosso estado, e quem vai ganhar com esse ônibus é a população que está lá no município. Também vai ajudar na economia do município, nós pagávamos transporte alugado, fretado, com média de 4 a 5 mil reais por mês e agora esse dinheiro vai sobrar para a gente investir em mais educação para os alunos do nosso município”, destacou Erlânio Xavier.

Colaboração

O governador lembrou que o Estado implementou, em janeiro deste ano, o Pacto Maranhense pela Aprendizagem. Integrando o macro programa Escola Digna, o Pacto tem como objetivo fortalecer a Educação Infantil, para melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos 217 municípios maranhenses. E se torna ainda mais importante, segundo o governador Flávio Dino, com o iminente fim, em 2020, do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb), que tanto beneficia os municípios brasileiros.

O governador explica que tem, atualmente, a preocupação, além de cuidar do regime de colaboração em ambiente estadual, de lutar para que, em âmbito nacional, haja a continuidade de repasses para educação municipal, com a renovação do Fundeb.

“O Pacto está em franca execução. E esse conceito que temos implementado, de que, além de cuidar do âmbito das competências estaduais, nós também apoiamos os municípios, uma vez que o sistema educacional é integrado. Temos colocado muito vivamente a necessidade desse regime de cooperação continuar, uma vez que a legislação que criou o Fundeb terminará sua vigência agora em 2020, o que seria desastroso para os municípios de todo o país, especialmente, para os municípios do Maranhão”, explicou o governador.

“Estamos, então, procurando dar o exemplo, de que a união de fato propicia mais qualidade na educação, ao mesmo tempo em que temos alertado a nação acerca da necessidade do Congresso Nacional renovar o Fundeb, que seria fundamental para que, após 2020, os municípios continuem tendo recurso para investir em suas próprias redes”, completou

2 comentários:

  1. Espero que o Sr.Governador e também o Sr. Secretário de Educação lembre da cidade de São Domingos do Maranhão o mais rápido possível pois os ônibus a qual a ex gestão deixou para a atual estão sucateados demais.

    ResponderExcluir
  2. Espero que o Sr.Governador e também o Sr. Secretário de Educação lembre da cidade de São Domingos do Maranhão o mais rápido possível pois os ônibus a qual a ex gestão deixou para a atual estão sucateados demais.

    ResponderExcluir